TJBA inaugura Fórum Fernando Roth Schimidt, em Cruz das Almas
Fabrício Barros, presidente da OAB-BA Subseção de Cruz das Almas, destacou importância do equipamento para a região
A OAB da Bahia esteve presente, por meio da Subseção de Cruz das Almas, na inauguração do novo Fórum Fernando Roth Schimidt, em Cruz das Almas. O nome homenageia do professor de Direito e advogado que se destacou na luta pela restauração e consolidação da democracia brasileira. O equipamento foi inaugurado pelo presidente do Tribunal de Justiça da Bahia (TJBA), desembargador Nilson Soares Castelo Branco.
Fabrício Barros, presidente da Subseção de Cruz das Almas, comentou a importância do novo Fórum e destacou o papel da OAB da Bahia na conquista deste novo espaço: "Uma alegria imensa a OAB-BA, Subseção Cruz das Almas, participar desse momento histórico para Cruz das Almas e região - especialmente pelo seu protagonismo, uma vez que a construção do Fórum originou-se de um dos diversos pleitos e requerimentos feitos pela instituição junto ao Tribunal de Justiça da Bahia".
Fabrício Barros destacou, também, o significado do novo equipamento para a região: "A construção do novo Fórum significa mais que uma edificação. É, sobretudo, a renovação da esperança e confiança perdida pelos jurisdicionados do Recôncavo Baiano, os quais historicamente sofrem pela desestrutura das comarcas e falta de juízes. Ademais, insta ressaltar que a advocacia começa a viver um novo tempo no interior, graças às ações propositivas da OAB da Bahia em todo o estado, especialmente na região do Recôncavo, dando as mãos a subseção e todos os pleitos e projetos. Juntos estamos fazendo uma verdadeira transformação, e muito em breve, teremos no Recôncavo Baiano um dos maiores pólos jurídicos de toda a Bahia", completou o presidente da Subseção de Cruz das Almas.
Fabrício Barros agradeceu ao presidente do TJBA, ainda, feitos anteriores, como a criação da segunda Vara e a nomeação de Juízes Titulares em todas as comarcas.
Em seu discurso, o presidente do Tribunal de Justiça da Bahia (TJBA), desembargador Nilson Soares Castelo Branco, afirmou que o novo Fórum Fernando Roth Schimidt celebra a história da cidade de Cruz das Almas: "Cruz das Almas, cidade de elevado nível cultural, amadurecimento institucional e político, é repleta de simbolismos que guardo na memória. Parabéns, querida Cruz das Almas, por mais um ano de aniversário. Sejam bem-vindos ao novo Fórum", completou.
O edifício do Fórum contará com instalações de Varas, Salão de Júri, Centro Judiciário de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Cejusc), Sala Passiva, Sala de Depoimento Especial e Sala de Conciliação. Há espaços, também, para a OAB da Bahia, o Ministério Público, Defensoria Pública, Assistência Militar, administração, depósito, almoxarifado e área reservada para os custodiados.
Construído em uma área total de 4.500 metros quadrados, o Fórum Fernando Roth Schimidt conta com estrutura acessível e padrão de sustentabilidade: sistema de energia solar, reaproveitamento de águas de chuva, equipamentos de refrigeração e placas fotovoltaicas alimentando todo o prédio. De forma similar, o salão do júri terá assentos para mobilidade reduzida, conforto térmico acústico e visual, elevadores, rampas, piso tátil, sinalização em braile, banheiros PcD, estacionamentos exclusivos, entre outros.
Além do presidente do Tribunal de Justiça da Bahia (TJBA), o desembargador Nilson Soares Castelo Branco, e do presidente da OAB-BA Subseção de Cruz das Almas, Fabrício Barros, compuseram a mesa de solenidade a promotora de justiça da Segunda Promotoria de Cruz das Almas, Juliana Lopes Ribeiro Ferreira, representando a procuradora-geral de justiça (PGJ), Norma Angélica Cavalcanti; o desembargador do TJBA, Cássio José Barbosa Miranda, representando o corregedor das Comarcas de Interior, desembargador Edmilson Jatahy Fonseca Júnior; e o presidente da Comissão Permanente de Igualdade e Combate à Discriminação e Promoção de Direitos Humanos e ouvidor do TJBA, desembargador Lidivaldo Reaiche Britto.
Também participaram da inauguração a desembargadora Federal do Trabalho, Suzane Faillace Castello Branco; o defensor público, Adriano Pereira de Oliveira; o assessor especial da presidência de magistrados, juiz Ícaro Almeida Matos; o secretário-geral da presidência do TJBA, Franco Bahia Karaoglan Mendes Borges Lima; o secretário de administração do TJBA, Fabrício Nascimento Ferreira; o?chefe do Gabinete de Segurança Institucional (GSI) do TJBA, coronel?PMBA?Paulo Silveira; entre outras autoridades do Executivo, Legislativo e do Judiciário baiano, assessores e servidores.