TJ apoia CNJ em projeto de ressocialização

A presidente do Tribunal de Justiça, desembargadora Sílvia Zarif, anunciou a participação da Bahia na campanha institucional “Começar de Novo”, lançada pelo Conselho Nacional de Justiça e pelo Supremo Tribunal Federal, que, segundo o ministro Gilmar Mendes, presidente do CNJ e do STF, tem o objetivo de “sensibilizar a população para a necessidade de plena ressocialização dos presos libertados após o cumprimento de suas penas”.

O projeto “Começar de Novo” reúne uma série de medidas para dar mais efetividade às leis de execução penal e mudar a realidade da situação prisional no País. Este ano, o CNJ vai incentivar empresas a oferecer postos de trabalho para egressos do sistema penitenciário brasileiro. O Conselho deverá sistematizar a disposição de vagas e atuar em conjunto com as Varas de Execução Penal de todo o País.

A campanha será veiculada gratuitamente em emissoras de rádio e televisão e no portal do CNJ (www.cnj.jus.br) e faz parte do Projeto de Execução Penal, uma das prioridades do Conselho. As emissoras interessadas em apoiar o projeto poderão fazer download dos arquivos em áudio e vídeo na página principal do portal.

Entre os convênios assinados dentro do projeto está a parceria do CNJ com o Serviço Nacional da Indústria (Senai) para proporcionar cursos de capacitação profissional aos presos de todo o País. No 26, o Senai realiza em são Luiz (MA) o primeiro curso de corte e costura para presidiárias, para 20 alunas do Centro de Reeducação e Inclusão Social de Mulheres Apenadas do Maranhão (Crisma). As aulas serão voltadas para modelagem em malha e confecção de roupas.