STJ define listas tríplices para vagas da OAB no início de novembro

Bruno Espiñeira Lemos

.Foto: Angelino de Jesus

O Superior Tribunal de Justiça (STJ) vai definir no dia 9 de novembro as listas tríplices a serem encaminhadas ao Presidente da República para o preenchimento de três vagas de Ministro do Tribunal destinadas à Ordem dos Advogados do Brasil pelo Quinto Constitucional. A sessão foi convocada pelo Presidente do Tribunal, Ministro Ari Pargendler.    Dentre os 18 candidatos apresentados pela Ordem em três listas sêxtuplas, o baiano Bruno Espiñeira Lemos encabeça uma dela como o mais votado. Advogado, Procurador do Estado e assessor especial da presidência da OAB-BA e da CAAB nos Tribunais Federais, Bruno Espiñeira acredita que essa seja uma vitória baiana e que a missão iniciada só terá êxito nas próximas fases se "a Bahia se convencer de que essa vaga lhe pertence, caso contrário, uma pequena andorinha não fará verão", como disse em uma entrevista.
Cabe agora ao STJ eleger três candidatos de cada uma das listas para encaminhar à apreciação da presidência, que define os três indicados, que devem passar por sabatina da Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania do Senado Federal, e aprovação pelo Plenário daquela Casa Legislativa, antes de serem nomeados.
As vagas a serem preenchidas são as que se abriram com as aposentadorias dos Ministros Antônio de Pádua Ribeiro, Humberto Gomes de Barros e Nilson Naves.