Notícias

Seminário debate promoção da Igualdade Racial na sociedade contemporânea

A comissão de Promoção da Igualdade Racial (COMPIR) da OAB-BA promoveu, nesta quinta-feira (26), o Seminário "Igualdade Racial na educação, na saúde, na política, na justiça e no trabalho". O evento, que foi dirigido pela presidente da Comissão, Eunice Gomes, é uma homenagem ao dia 13 de maio, quando se comemora a abolição da escravatura.

O Vice-Presidente da OAB-BA, Antonio Menezes, abriu o painel de debates com o tema ‘Cotas na Igualdade Racial’. Ele analisou os efeitos da escravidão na sociedade de hoje, destacando a importância das cotas para afro-descendentes adentrarem nas universidades públicas do país, e assim, terem acesso à educação de nível superior.

Em seguida, a Conselheira Federal da Seccional, Silvia Cerqueira debateu sobre a Igualdade Racial na Política, enfatizando a participação das mulheres negras no Poder. O Secretário Municipal da Reparação, Ailton Ferreira, discutiu sobre a igualdade no mercado de trabalho. "A taxa de desemprego de negros é superior a dos brancos, independente da faixa etária", denunciou o Secretário.

Pela tarde, o evento contou com a participação da médica e membro do Comitê Nacional da Saúde Integral da população negra do Ministério da Saúde, Daminiana Pereira de Miranda, que debateu a saúde da população negra e o SUS (Sistema Único de Saúde), e do Presidente do Instituto Brasileiro da Diversidade, prof Hélio Santos, com a palestra sobre a educação fundamental nas escolas públicas e o movimento negro para apoiar as cotas para afrodescendentes universitários.

No final do evento, o grupo Rapaziada da Baixa Fria e o professor de música da UFBA, Juraci Tavares, fizeram apresentações cantadas sobre a discriminação racial sofrida por negros e a Lei Áurea, que aboliu definitivamente a escravidão no Brasil.

Além do Vice-Presidente, da Conselheira Federal da Seccional e da Presidente da COMPIR, fez parte da alta mesa a delegada Laura Pêpe, representando o Secretário de Segurança Pública do Estado.

 

Seminário Igualdade Racial - Fotos: Angelino de Jesus