Seccional entrega Carteiras da Ordem a 195 Advogados
A Seccional entregou, na tarde da última terça-feira (10), carteiras da OAB-BA para 195 advogados, durante solenidade realizada no Fórum Ruy Barbosa, em Nazaré. O Presidente, Saul Quadros, deu início à cerimônia saudando os advogados, familiares e amigos.
Logo em seguida, o Presidente relatou um ato que, segundo ele, merece o repúdio de todos e a solidariedade dos advogados. A promotora pública Cleide Ramos Reis, que atua na Comarca de Santo Amaro, agrediu, na última segunda-feira, o advogado de defesa Murilo de Freitas Azevedo,desferindo-lhe um soco no rosto, chegando a provocar sangramento na boca. O fato ocorreu durante audiência de processo criminal, no Fórum Odilon Santos. Saul Quadros comunicou o fato, através de ofício, ao Procurador-Geral de Justiça, Wellington Lima e Silva, e orientou o advogado a registrar queixa na Delegacia de Polícia de Santo Amaro.
O advogado Murilo Azevedo, que estava presente à solenidade, agradeceu à Seccional e disse que a promotora não agrediu apenas um advogado, mas toda a OAB. Foi feita, então, a leitura do juramento pelo bacharel Leonardo Otero Martinez Garrido, que obteve a maior nota no Exame de Ordem dentre os presentes.
O Presidente Saul Quadros disse ainda que os advogados não devem parar de estudar e devem sempre se basear na ética para nortear suas ações. Ao final, fez um balanço de sua gestão à frente da OAB-BA, pontuando inúmeras conquistas, como a inauguração da sede própria da Subseção de Feira de Santana, instalação de Salas de Advogados no interior e na capital do estado, reforma do Clube dos Advogados, aplicação do Exame de Ordem em Teixeira de Freitas, integração de 15 Subseções para transmissão de cursos telepresenciais, além da realização de duas Conferências Estaduais dos Advogados. A ordem lutou ainda pela defesa dos interesses dos advogados, pela privatização dos cartórios extrajudiciais, pelo fim da greve na justiça federal, entre outras conquistas.
Posteriormente, foi feita a entrega das carteiras. A Mesa Alta da solenidade foi composta, além do Presidente da OAB-BA, pelo Vice-Presidente, Antônio Menezes, Secretário-Geral Adjunto, André Godinho, Ouvidor da Seccional, Manoel Gomes Machado Bisneto, ex-conselheiro e ex-presidente da Subseção de Porto Seguro, Helio Lima, desembargador federal da Justiça do Trabalho, Tadeu Vieira, ex-presidente da Caixa da CAAB, Jorge Pedreira, ex-integrante da Comissão de Prerrogativas, Caio Druso, o representante dos pais, Sinésio Cirino, das mães, Marieta Espírito Santo, e das avós, Hildete Lima Pereira.