Seccional entrega Carteiras da OAB-BA a 79 Advogados

A Seccional entregou, na tarde desta quinta-feira (26.04), Carteiras da OAB-BA para 79 advogados, durante solenidade realizada no Auditório da entidade. O Presidente Saul Quadros deu início à cerimônia saudando os advogados e familiares.

O Presidente destacou a cerimônia de 80 anos da OAB-BA, realizada no dia 11 de abril último, e lembrou as diversas homenagens tecidas - como para o advogado Edgar Silva, que, aos 98 anos, ainda faz sustentação oral no Tribunal de Justiça da Bahia - e aproveitou a ocasião para render mais uma homenagem: à funcionária Elielda Jataí Oliveira, telefonista que trabalha na Seccional há mais de 30 anos.

Saul Quadros destacou ainda que a ocasião representava mais um motivo de comemoração para a Seccional, pois tratava-se da terceira entrega de carteiras para advogados do ano. Ele lembrou do índice de aprovação da primeira turma que foi de 34%, índice superior à média nacional, e que acarretou a vinda do Presidente do Conselho Nacional, Ophir Cavalcante, à Bahia para entregar pessoalmente as carteiras. Ele falou também de marcos importantes da história da OAB-BA, como a criação dos primeiros cursos jurídicos, a eleição do primeiro presidente, a resistência ao Golpe Militar de 64, e ressaltou a importância da ética na trajetória pessoal e profissional dos advogados. "Precisamos de um escudo que nos proteja durante a profissão: a ética profissional. Se alguém mancha a advocacia, cada um de nós vai sentir os efeitos disso".

Leu ainda um texto de autoria de George Carlin e, em seguida, convidou a estudante Maria Alice de Oliveira Santa Inês, para fazer a leitura do termo de compromisso. Logo depois deu início à entrega de carteiras.

A Mesa da solenidade foi composta, além do Presidente da OAB-BA, do Vice-Presidente, Antônio Menezes, Secretário-Geral, Nei Viana, Secretário-Geral Adjunto, André Godinho, da Presidente da Comissão de Estágio e Exame de Ordem, Christianne Gurgel, desembargador aposentado e ex-diretor da Emab, Mário Albiani, do desembargador Humberto Machado, o advogado Raul Chaves Filho e as representantes das mães e avós dos bacharéis, respectivamente, a advogada Maria das Graças Freire D´Aguiar e Zilda Reis.

Solenidade de Entrega de Carteiras - Fotos: Angelino de Jesus