Seccional entrega Carteira da OAB-BA a 315 novos advogados

A Seccional baiana da OAB entregou na manhã de hoje, 26, 315 Carteiras de Advogado em solenidade especial realizada no auditório da Reitoria da UFBA, às 10h. Para compor a mesa e entregar as carteiras, o Presidente da OAB-BA Saul Quadros Filho, o Vice-Presidente Antônio Menezes, o Secretário Geral Nei Viana, o Secretário Adjunto André Godinho, o Presidente da ABAT (Associação Baiana dos Advogados Trabalhistas) Carlos Tourinho, o Presidente da Subseção de Itamaraju João Ademir Fontes Araújo (representando todas as Subseções) e o Professor e advogado Edvaldo Brito, convidado especial e paraninfo da turma.

Também estiveram presentes na solenidade o Presidente da CAAB David Bellas, os conselheiros João Alves do Amaral, Domingo Arjones Neto e João Dantas Neto, além de advogados, magistrados, integrantes do Ministério Público e familiares.

Abrindo a sessão, Dr. Saul saudou os presentes e deu boas vindas aos novos associados da OAB-BA. "A partir de hoje você passa a integrar uma das mais respeitadas entidades da sociedade civil brasileira: a Ordem dos Advogados do Brasil. Seja bem vindo a esta casa, que agora também é sua", disse.

Em seu discurso, Dr. Edvaldo Brito lembrou a importância da OAB-BA em tempos difíceis da ditadura militar no país, afirmando que sem a entidade "não estaríamos respirando ares democráticos", e explanou sobre o que é o direito e a justiça no século XXI e as funções do advogado. "Direito é a conduta do homem na sua interferência intersubjetiva. A conduta humana é que faz o advogado essencial à justiça", afirmou.

A entrega da Carteira da OAB é um momento importante para o advogado. Segundo Nelson Martins Quadros Filhos, um dos 315 profissionais a receber sua carteira, "é o credenciamento para o exercício da advocacia e a liberdade profissional". É a mesma opinião do também novo associado da Ordem Ubirajara Guimarães do Nascimento, que afirma estar na expectativa de poder exercer legalmente a profissão.

Solenidade - Fotos: Angelino de Jesus