Programa Justiça ao Jovem retorna ao Amapá
O Amapá é o próximo destino da equipe do Programa Justiça ao Jovem, criado pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) para avaliar a execução das medidas socioeducativas aplicadas aos adolescentes em conflito com lei. As juízas auxiliares da presidência do CNJ e coordenadoras do projeto, Cristiana Cordeiro e Joelci Diniz, chegam à capital Macapá nesta quarta-feira (15), com o objetivo de avaliar se as sugestões feitas pelo Conselho para aperfeiçoar o sistema socioeducativo no Estado foram realmente aplicadas. A agenda se estenderá até sexta-feira (17) e envolverá visitas a unidades de internação e reuniões com autoridades do Executivo e do Judiciário.
O Programa Justiça ao Jovem foi criado em junho de 2010. Entre 2010 e 2011 o programa visitou todas as unidades de internação do país e produziu relatórios sobre os sistemas locais. Posteriormente, o CNJ consolidou o trabalho no documento "Panorama Nacional – A Execução das Medidas Socioeducativas de Internação", divulgado em abril último.
No Amapá, as inspeções nas duas únicas unidades de internação então existentes foram realizadas em setembro de 2010. Na ocasião, o CNJ constatou que os estabelecimentos precisavam de melhorias na estrutura física, pois se encontravam em péssimo estado de conservação. Faltavam colchões e muitos adolescentes eram obrigados a dormir sobre o concreto.
Em uma unidade, os jovens se queixaram da postura dos policiais militares que realizavam a segurança alojados em guaritas e, não raro, por motivo de contenção, adentravam o estabelecimento efetuando disparos com armas de fogo.
A fim de sanar essas e outras deficiências, o CNJ encaminhou na época um relatório para as autoridades amapaenses. O retorno da equipe do programa Justiça ao Jovem ao estado tem como objetivo verificar se as recomendações foram acatadas.
A agenda das coordenadoras do programa tem início nesta quarta-feira (15), com uma reunião com a Coordenadoria da Infância e Juventude do Tribunal de Justiça do Amapá (TJAP). Na quinta-feira (16), Cristiana e Joelci têm encontro com o governador do estado, Camilo Capiberibe. Na sexta-feira (17), as magistradas se reunirão com o presidente do TJAP, desembargador Mário Gurtyev de Queiroz. Durante a visita ao estado, as magistradas também visitarão unidades de internação.
Giselle Souza