Programa Iluminuras entrevista autor sobre o efeito vinculante

No programa "Iluminuras" desta semana, um passeio pelo "Sebo Café Praça". Ele fica em Vitória, no Espírito Santo, e o proprietário, Sandro Praça, é um apaixonado por livros. O lugar também guarda obras raras, como as cartas jesuíticas do Padre José de Anchieta. A TV Justiça apresenta versão inédita nesta quarta-feira (8), às 22h, com horários alternativos na sexta-feira, às 18h, sábado, às 21h, e terça-feira, às 13h30.

No quadro "Encontro com Autor", uma entrevista com o juiz federal Rosmar Rodrigues Alencar, que escreveu o livro: "Efeito Vinculante e Concretização do Direito". O autor explica o que pensa sobre a introdução do efeito vinculante no Brasil por meio de uma emenda constitucional: "Eu vejo que essa forma de solucionar o problema da massificação do litígio, do número de litígios, ela é uma solução mais paliativa. Ela pode ter uma redução de processos enquanto decidibilidade de processos, mas não de resolução dos conflitos de maneira efetiva".

O "Iluminuras" vai mostrar, ainda, uma obra rara da biblioteca do Senado Federal. O livro "Flora Brasiliensis" pertencente ao primeiro catálogo da biblioteca de Karl Friedrich Philipp Von Martius, um botânico alemão, membro da comissão científica austríaca. Durante dois anos e noves meses ele fez uma viagem pelo interior do Brasil, de São Paulo a São Luís do Maranhão, de onde seguiu para Belém e Amazonas. O livro "Flora Brasiliensis" começou a ser escrito em 1840 e só foi concluído em 1906. A obra possui mais de 20.700 páginas, com 3.811 gravuras.

No quadro "Ex-Libris", as obras preferidas do professor universitário Rossini Corrêa, que só em uma de suas casas-biblioteca abriga cerca de 40 mil livros. E o programa mostra, também, os principais livros jurídicos que acabaram de chegar às livrarias.