Notícias

Programa Iluminuras entrevista autor sobre o controle do patrimônio público

No programa "Iluminuras" desta semana, um passeio pelo sebo "Páginas Antigas Livraria". Como o próprio nome já diz, a loja, que fica em Goiânia (GO), guarda verdadeiras raridades no acervo. Além das obras raras e livros usados, o local também possui obras de Direito que acabaram de ser publicadas. A TV Justiça apresenta versão inédita nesta quarta-feira (15), às 22h, com reapresentações na sexta-feira, às 18h, sábado, às 21h, e terça-feira, às 13h30.

No quadro "Encontro com Autor", uma entrevista com o promotor de Justiça Fernando Rodrigues Martins, que acaba de lançar a terceira edição do livro: "Controle do Patrimônio Público". O autor explica porque o patrimônio público é um direito fundamental: "A sociedade não é pura e bela. Ela também é uma dissociedade e, quando se há diferenças na sociedade, há sempre a criação de um agente maior que a sociedade, que se chama Estado (...). Então esse Estado, para se manter, ele precisa arrecadar verbas, ele precisa arrecadar tributos e distribuir para a população. É direito fundamental na medida em que ele trabalha com o dinheiro do povo, isso num viés prático. Já no viés jurídico, o artigo 5º, inciso LXXIII da Constituição Federal traz a defesa do patrimônio público e da moralidade administrativa como direitos fundamentais".

No "Ex-Libris", a biblioteca pessoal do subprocurador-geral da República Alcides Martins. Ele é um apaixonado por poesias.

E o programa mostra ainda os principais livros jurídicos que acabaram de chegar às livrarias.