Participação da mulher na OAB-BA é tema de discurso em entrega de carteiras

Mais uma entrega de carteiras da OAB-BA foi realizada na tarde desta terça-feira (02/06). Com a presença de 50 advogados, a solenidade aconteceu no auditório da entidade e contou com a participação, na mesa alta da cerimônia, do presidente da seccional, Luiz Viana Queiroz, do vice, Fabrício de Castro Oliveira, do ouvidor-geral, Adilson Affonso de Castro, da presidente da Comissão de Proteção aos Direitos da Mulher, Andrea Marques, do presidente e do diretor de relacionamento com o interior do Conselho Consultivo dos Jovens Advogados, Luiz Gabriel e Hermes Hilário, respectivamente, e do ex-presidente da OAB-BA, Thomas Bacellar.
Durante a saudação, Andrea Marques falou sobre a importância da inserção das advogadas na OAB-BA: “Nos últimos cinco anos de Exame de Ordem desta casa, nós tivemos cerca de 60% de aprovação de advogadas, o que nos mostra que a maioria dos jovens advogados é composta por mulheres. Então o que queremos é trazer esse quantitativo de mulher da advocacia para dentro da OAB-BA, fato que, pela primeira vez na história da seccional, vem acontecendo nesta gestão”, destacou.
Em seu discurso, Luiz Viana voltou a falar sobre as duas principais causas defendidas pela OAB-BA na sua gestão: defesa das prerrogativas e enfrentamento do Judiciário baiano. “Todos os dias as autoridades violam nossas prerrogativas. Por isso, além dos nossos deveres, precisamos conhecer e lutar, diariamente, pelo exercício dos nossos direitos e garantias. Precisamos estar cientes, também, que, para advogarmos na Bahia, temos que fazer o enfrentamento diário com o Judiciário do Estado, que vive sua pior crise dos últimos 30 anos. Mesmo assim, quero ressaltar que, apesar de todas as dificuldades, é possível advogar honestamente na Bahia e manter a família de forma digna e honrosa”, destacou Viana.
Fotos: Angelino de Jesus (OAB-BA)