Ophir vai amanhã a lançamento de novo órgão do Governo de segurança pública

Brasília, 21/02/2010 - O presidente nacional da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Ophir Cavalcante, participará, às 9h30 de amanhã (22) no Ministério da Justiça, do lançamento da Estratégia Nacional de Justiça e Segurança Pública (Enasp), nova arma da União para o combate ao crime organizado no País. O objetivo do novo órgão, ligado ao Ministério da Justiça, é desarticular organizações criminosas e reduzir a violência no País a partir de ações compartilhadas envolvendo instituições do Executivo, Judiciário e Ministério Público.

O Ministério da Justiça proporá ao Enasp a criação de um banco de dados nacional sobre mandados de prisões, incluindo as provisórias, e sobre detenção de adolescentes. Também estarão presentes à cerimônia o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Gilmar Mendes, o procurador-geral da República, Roberto Gurgel, e o ministro da Justiça, Luiz Paulo Barreto.