Notícias

Ophir destaca mudança de paradigmas no país após sete anos do CNMP

Brasília – O presidente nacional da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Ophir Cavalcante, enalteceu ontem (26), ao participar de sessão solene em comemoração aos sete anos de instalação do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), a grande revolução cultural e a mudança de paradigmas que se deu na sociedade e no próprio Ministério Público em decorrência da criação do CNMP. "Comemoramos sete anos deste Conselho com o lançamento de um compromisso à sociedade: de fortalecimento do MP a partir de um conceito que todos deveriam guardar: o da unidade", afirmou Ophir. "A função ministerial deve ser sempre una, conferindo identidade e fortalecimento às lutas do MP", acrescentou o presidente da OAB ao destacar a importância das funções do MP, que atua tanto como fiscal da lei como defensor da sociedade e das garantias fundamentais dos cidadãos.

Na sessão solene conduzida hoje pelo presidente do CNMP e procurador-geral da República, Roberto Gurgel, a conselheira Claudia Chagas fez uma apresentação de estatísticas e dos projetos que foram realizados pelo CNMP ao longo dos últimos sete anos. Também foi lançado o Banco Nacional de Projetos do Ministério Público.

A iniciativa permitirá aos Ministérios Públicos o cadastro, via Internet, de boas práticas de gestão detectadas no âmbito do MP. As iniciativas cadastradas ficarão disponíveis para consulta, no intuito de estimular que experiências de sucesso sejam replicadas em todo o Brasil. As melhores práticas cadastradas também concorrerão a prêmio. Os representantes da OAB no CNMP, os conselheiros Almino Afonso e Adilson Gurgel, também estavam presentes.