Notícias

[OAB no Rádio debate aumento da criminalidade na pandemia]

OAB no Rádio debate aumento da criminalidade na pandemia

O programa recebeu a presidente da Comissão de Direito Militar da OAB-BA, Fabiane Almeida

O aumento de casos de violência na pandemia foi tema do OAB no Rádio desta sexta (04). Para falar sobre o assunto, o programa recebeu a presidente da Comissão de Direito Militar da OAB-BA, Fabiane Almeida.

Apresentado por Luís Ganem, o OAB no Rádio é realizado em parceria da Rádio ALBA, Seccional baiana e Fundação Paulo Jackson e vai ao ar na Rádio ALBA e no Instagram da OAB-BA.

Fabiane abriu o programa destacando que, apesar de já existirem, os casos de violência aumentaram durante a pandemia. "Tivemos vários crimes nesse período. Na Bahia, inclusive, alguns tipos de crime aumentaram bastante, como o arrombamento de caixas eletrônicos na madrugada", ressaltou.

Ainda entre os tipos de crime, a advogada destacou a aumento dos casos de violência doméstica. "Cresceu muito o número de mulheres agredidas pelos maridos, sendo que muitas não têm condição nem de denunciá-los", informou.

Outro ponto abordado por Fabiane foi a exposição dos policiais à Covid. Como exemplo, ela falou sobre a impossibilidade do distanciamento nas abordagens feitas pelos policiais. 

"Não tem como manter a distância de 1,5 metro na abordagem. O policial precisa ter o contato físico, inclusive para procurar arma ou levar o indivíduo na viatura", observou.

Fabiane também falou sobre o risco que os policiais sofrem na hora de fiscalizar festas clandestinas. "Eles entram em lugares com inúmeras pessoas sem máscara e, às vezes, também precisam fazer abordagem, o que é uma exposição muito grande", pontuou.

Para aplacar o medo de contaminação da tropa, Fabiane disse que a Polícia Militar passou a investir na saúde mental dos seus integrantes. "O comandante-geral, coronel Coutinho, ouviu os clamores da classe e contratou 20 psicólogos de janeiro para cá, que estão dando todo o apoio necessário à tropa", concluiu.