OAB na TV: proteção a advogados ameaçados de morte
Brasilia - O programa OAB Nacional desta semana mostra que o Conselho Federal da Ordem dos advogados do Brasil cobrou de autoridades proteção a advogados ameaçados de morte. A OAB vai enviar ofícios ao ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, à polícia federal e à Secretaria de Segurança Pública do estado do Pará para requerer medidas de proteção e de garantia de vida ao advogado Bettenson Cabral. O advogado denunciou a Entidade estar sofrendo ameaças de morte em razão de sua atuação profissional junto a uma cooperativa de garimpeiros da mina de Serra Pelada.
OAB Nacional é exibido aos domingos às 22 horas na TV Justiça e às sextas-feiras a partir de 11 horas. Disponível também na Internet.
Traz também outros destaques como a divulgação feita pela OAB do quadro da advocacia brasileira dividido por gênero; a defesa do presidente nacional da Ordem para que advogados possam conversar com promotor durante sessão do CNMP; a discussão sobre o peticionamento eletrônico entre os dirigentes da OAB e do Ministério Público do Trabalho; o índice de cobertura da certificação digital que já ultrapassa mais de 15% dos advogados brasileiros e o pedido de apoio feito pela Associação dos Defensores Públicos à OAB, contra lei do Rio Grande do Sul que amplia a competência dos juizados da infância e da juventude gaúchos para julgar ações penais relativas a crimes cometidos por adultos, contra crianças e adolescentes.
Tem ainda o convite feito pelo embaixador da Suíça no Brasil ao presidente nacional da OAB para que a Ordem participe da XV Conferência Internacional Anticorrupção, que acontece em novembro, além dos quadros "Programe-se" e "Profissão Advogado".
No programa OAB Nacional. Não perca!