[OAB na TV discute diálogos sobre infância e juventude]

OAB na TV discute diálogos sobre infância e juventude

Adoção e apadrinhamento foram alguns dos assuntos abordados no programa

O membro da Comissão de Proteção dos Direitos da Criança e do Adolescente da OAB-BA Marcus Vinícius foi o entrevistado do programa OAB na TV desta quarta (13). O programa teve como tema “Diálogos sobre infância e juventude”. A gravação da entrevista aconteceu hoje, mas o programa só vai ao ar nesta quinta (14), às 13h30, na TV ALBA - pelo canal aberto 12.2, canal 16 da NET ou site da ALBA.

Ao falar sobre crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade, Marcus informou que cerca de quatro mil encontram-se na fila de adoção, mas que, devido ao seu perfil, muitas crianças não conseguem ser adotadas. "São 32 mil famílias que estão cadastradas e aptas para o processo, mas que encontram elementos de dificuldade nos perfis das crianças, como idade avançada ou irmãos que não querem separar", explicou.

Para os que têm interesse em adotar, o entrevistado informou que é preciso que a pessoa tenha mais de 24 anos, more na mesma comarca da criança e não tenha antecedentes criminais. “O cadastro pode ser feito na Vara de Infância e Juventude e outras dúvidas podem ser tiradas no Portal de Adoção do Conselho Nacional de Justiça (CNJ)”, informou.

Ainda na entrevista, Marcus chamou atenção para outra forma de cuidado com as crianças em situação de adoção: o apadrinhamento. "Neste caso, não se trata de adoção, mas de estar perto ou de ajudar de alguma forma crianças que têm dificuldade em ser adotadas", pontuou.

Ainda segundo ele, o apadrinhamento não necessariamente precisa ser afetivo, com a presença junto à criança. "Pode ser também provedor ou financeiro, permitindo a pessoas físicas ou jurídicas que ajudem com as despesas materiais necessárias ao desenvolvimento das crianças", explicou.

Para os que desejam saber a localização das unidades de acolhimento institucional, ele explicou que basta acessar o site da Secretaria Municipal de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esportes e Lazer (Sempre). "Outras informações também podem ser obtidas no Conselho Municipal da Criança e Adolescente ou na própria Vara da Criança e do Adolescente", concluiu.