OAB homenageia dirigente da OAB-PR de 1978, data de Conferência histórica

Curitiba (PR), 20/11/2011 - O presidente da Seccional da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) do Paraná, José Lúcio Glomb, fez hoje (20) a entrega de homenagem especial ao advogado Eduardo Rocha Virmond, que presidiu a entidade em 1978, data em que a VII Conferência Nacional dos Advogados foi realizada no Paraná. Naquela época, quando o Brasil vivia o auge da ditadura militar, com a vigência do Ato Institucional (AI) número 5, as principais demandas dos advogados eram a revogação dos atos institucionais, a reinstituição do habeas corpus e a concessão da anistia.

A homenagem ocorreu durante a abertura festiva da XXI Conferência da Ordem dos Advogados do Brasil, que ocorreu na noite deste domingo. O evento será realizado pelo Conselho Federal da OAB até a próxima quinta-feira (24) no Centro de Convenções ExpoUnimed, em Curitiba (PR). Conduz os trabalhos o presidente nacional da OAB, Ophir Cavalcante, com a presença de toda a diretoria da OAB Nacional, conselheiros federais, dirigentes de Seccionais da entidade nos 27 Estados, membros honorários vitalícios e diretoria da Seccional da OAB do Paraná.

José Lúcio Glomb afirmou que a voz de Virmond foi uma das primeiras da advocacia em defesa da redemocratização do país e contra os abusos da ditadura militar. "Sua coragem foi reconhecida no plenário da Conferência e nas ruas. Virmond era um símbolo da resistência. E continua a sê-lo", afirmou o dirigente da OAB paranaense, acrescentando que Virmond foi mais do que um advogado, mas também um admirador de todas as artes, professor e amante da liberdade. "Eduardo Rocha Virmond nos ensinou, com sua energia intelectual e sua coragem moral, que a despeito dos parlamentos e dos partidos políticos, a sociedade persiste nas influências de cooperação e de boa vontade", acrescentou.