[OAB em Pauta discute Direito Empresarial]

OAB em Pauta discute Direito Empresarial

Crescimento e disseminação da área foram alguns dos assuntos abordados no programa

Importante para economia baiana, o Direito Empresarial foi tema de mais uma edição do OAB em Pauta, programa de rádio da seccional que vai ao ar pela Rádio Alba e fica disponível em podcast.

Para falar sobre o assunto e tirar as principais dúvidas relacionadas à área, o programa entrevistou na última sexta-feira (06/03) os representantes da Comissão de Direito Empresarial da OAB-BA, o presidente Gustavo de Góis e os membros Alan Souza, Daiane Araújo e Luana Saback.

Segundo Gustavo, o Direito Empresarial é relativamente novo e se relaciona com outros ramos, como o Direito Digital. "Tudo que permeia essa questão de comércio acaba atingindo o Direito Empresarial, cujo princípio fundante é a livre iniciativa", explicou.

Ao falar sobre empreendedorismo na crise, Alan destacou que, cada vez mais, as pessoas empreendem para sobreviver. "Com a redução do número de postos e aumento do número de desempregados, as pessoas passam a empreender mais. Daí nosso trabalho de divulgação da área empresarial", reforçou.

Sobre as atividades da comissão, Luana enfatizou o trabalho de informar diferentes públicos. "Costumamos nos aproximar não somente do advogado, mas de empresários, também, com o dever moral de informar a comunidade, além, claro, de trazer a participação dos advogados para dentro da Ordem", pontuou.

Por fim, Daiane destacou o processo de desburocratização empresarial. "O trabalho desenvolvido pela Junta Comercial, por exemplo, facilitou muito o processo de regularização do empresário. Hoje, está muito mais fácil conseguir abrir um CNPJ, por exemplo", ressaltou.