OAB da Bahia se reúne com representantes da Casa de Angola para discutir acordo de cooperação
Seccional foi representada pela presidenta Daniela Borges e pela presidenta da subseção Irecê, Leonellea Pereira
Na última sexta-feira (28), a presidenta da OAB da Bahia, Daniela Borges, e a presidenta da subseção Irecê, Leonellea Pereira, se reuniram, na Casa de Angola na Bahia, com o adido cultural da embaixada do Brasil em Angola e diretor da Casa, Luandino Carvalho, e os secretários da instituição Gelson Dondele e Djair Nepomoceno, para discutir a possibilidade de celebração de um termo de cooperação técnica entre a seccional e o governo de Angola, através da embaixada do país no Brasil.
O convênio tem como objetivo estreitar as relações entre as duas nações através da implementação de intercâmbios socioculturais, econômicos e de cooperação jurídica, não somente entre a OAB e os advogados visitantes, mas também entre as instituições públicas ou privadas de cada país.
Durante o encontro, também foi debatida a realização do I Congresso Jurídico Internacional Brasil-Angola, que seria promovido pela OAB da Bahia, em Salvador. O evento contaria com a com participação de juristas brasileiros e angolanos, explorando temas de interesse comum, como as relações diplomáticas, o ensino jurídico em países de língua portuguesa, tributação e justiça fiscal, marcos regulatórios culturais, atuação da advocacia no cenário internacional, dentre outros.
A presidenta Daniela Borges elogiou e considerou a iniciativa muito importante. “Além do idioma, o Brasil e Angola compartilham um grande arcabouço cultural. Uma maior aproximação entre os dois países, tendo como ponto de partida o convênio celebrado pela seccional da Bahia, estado que tem uma cultura de matriz afro tão pulsante, trará grandes ganhos não só para a advocacia, mas para toda a população de ambas as nações”, afirmou.
“Este encontro inicia uma parceria profícua que trará muitos frutos, visto que a OAB Bahia poderá realizar não só eventos importantes como o que está sendo desenhado junto com a Casa de Angola, mas também estreitar laços com esta nação da qual temos tanto na nossa história e cultura, para que possamos beber da sua fonte também no que diz respeito às questões jurídicas”, disse a presidenta da subseção Irecê, Leonellea Pereira, autora da proposta do acordo de cooperação.
O escritor J. Santos, que esteve recentemente em Angola, também participou do encontro.
Foto: Angelino de Jesus (OAB-BA)