OAB da Bahia realiza curso de formação no atendimento às mulheres vítimas de violência
Atividade é voltada para advogadas e faz parte da programação do Março Mulher
Na última quinta-feira (21), a OAB da Bahia realizou a abertura do curso de formação de advogadas no atendimento às mulheres vítimas de violência. A formação, realizada na Escola Superior de Advocacia Orlando Gomes (ESA-BA), tem como objetivo capacitar advogadas para atenderem casos de violência doméstica do ponto de vista técnico e humano e em todas as suas especificidades. O curso faz parte das atividades do Março Mulher da OAB da Bahia e se encerra nesta sexta (22).
A presidenta da OAB-BA, Daniela Borges, salientou a necessidade da advocacia buscar qualificação para lidar com a violência de gênero. “É importante a gente exigir do Estado políticas públicas, destinação de verbas, mas também precisamos compreender que nós do sistema de Justiça precisamos fazer a nossa parte. A advocacia precisa dar a sua contribuição. Eu sempre falo que a gente precisa pensar a advocacia sob perspectiva de gênero e de raça. É possível exercer a nossa profissão sem praticar novas violências contra as mulheres”, finalizou.
“Nós convivemos com a violência doméstica familiar e as violências contra a mulher de uma forma geral em todos os momentos da nossa vida. E a gente precisa saber minimamente como recepcionar essas situações. Pode ser que a gente não atue diretamente naquele caso, mas que a gente possa encaminhar aos órgãos competentes, orientar e saber quais medidas aquela mulher pode adotar naquele momento”, afirmou a presidenta da Comissão de Proteção aos Direitos da Mulher da OAB-BA, Renata Deiró.
Foto: Angelino de Jesus/OAB-BA