Notícias

OAB, ESA e UCSal firmam convênio para oferecer pós-graduação e MBA

Os advogados baianos da capital e do interior passarão a contar este ano com cursos de pós-graduação de alta qualidade a baixo custo. O anúncio foi feito na última sexta-feira (06) em Vitória da Conquista, pelo diretor geral da Escola Superior de Advocacia Orlando Gomes (ESA-BA), Luiz  Augusto Coutinho, durante o durante o 3º Colégio de Presidentes de Subseções da OAB-BA de 2013. A novidade é resultado de um convênio assinado na última quarta-feira (04), em Salvador, entre a Ordem dos Advogados do Brasil Seção Bahia (OAB-BA) e a Universidade Católica do Salvador (UCSal), com a participação da ESA-BA. O acordo estabelece uma parceria tecnopedagógica entre as instituições para desenvolver e operacionalizar a organização e o funcionamento de cursos de MBA e pós-graduação 'lato sensu' nas áreas de Ciência Criminais, Direito e Processo do Trabalho, Direito Empresarial, Direito Médico, Direito Previdenciário, Direito Processual Civil e Direito Tributário.

Para o presidente da OAB da Bahia, Luiz Viana Queiroz, o convênio é um grande avanço realizado e coordenado pela ESA-BA, pelo seu diretor geral Luiz Coutinho, no sentido de fornecer aos advogados da Bahia pós-graduação em diversas matérias de alto nível, chegando a todos os advogados da capital e do interior e a baixo custo. "É um compromisso que a OAB tem de levar crescimento científico e preparação para todos os advogados. É mais uma realização desta gestão, uma gestão que tem realizado tudo aquilo que identifica como sendo as demandas, as prioridades e as necessidades dos advogados da Bahia", pontuou. E completou: "Eu espero que daqui pra frente, ao longo deste segundo semestre de 2013 a gente possa consolidar este projeto chegando a todos os advogados que queiram efetivamente se qualificar".

Segundo Luiz Augusto Coutinho, o convênio é importante por que vai possibilitar que os advogados tenham acesso à educação de boa qualidade a um custo baixo. "A proposta inicial é uma mensalidade em torno de R$ 380 na capital e R$ 280 no interior, ainda estamos definindo especificamente os valores, mas será algo que gire em torno disso. O que representa quase a metade do valor de mercado, considerando-se que tratam-se de cursos presenciais", declarou. O diretor geral da ESA-BA explica que a escolha da UCSal se deu por critérios objetivos, entre eles o fato de ser uma universidade comunitária, sem fins lucrativos e filantrópica, com uma tradição de 52 anos, e que possui um curso de Direito com o selo OAB Recomenda, conferido pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) aos cursos de Direito de melhor qualidade do país. "A proposta neste primeiro momento é lançar logo uma pós-graduação em ciências criminais e depois avançar para outras áreas", revelou. A previsão é de que o curso de Ciências Criminais seja lançando ainda neste mês de setembro e comece já em outubro deste ano.
O diretor do curso de Direito da UCSal e ex-presidente da OAB-BA, Thomas Bacellar, também falou sobre a importância dos novos cursos. "É um passo a mais na política de aperfeiçoamento dos conhecimentos jurídicos. A sociedade, para crescer, deve enfatizar os valores da moralidade, da inteligência e da cultura. Então este é um passo muito grande para a universidade e para a classe dos advogados" afirmou.

O reitor da Universidade Católica do Salvador, José Carlos Almeida, ressaltou a força da associação das duas entidades. "São duas instituições de grande tradição e de grande prestígio que se associam e que são também duas marcas muito fortes. A Católica é uma instituição universitária que já tem 52 anos e um curso de Direito com o selo OAB Recomenda. A OAB é uma instituição extremamente prestigiosa não só no exercício profissional dos advogados, mas também na defesa dos interesses individuais e coletivos da sociedade. E portanto eu acho que é uma bela associação". Ele destacou a larga experiência da UCSal na área dos cursos de especialização e nos cursos de MBA, além da autonomia da universidade para criar cursos e certificar. "A Católica tem autonomia plena de abrir cursos, não só de especialização, mas de graduação e de pós, e por ser universidade ela não precisa pedir autorização ao MEC". E concluiu, falando dos benefícios do convênio trará para os advogados e para a UCSal. "É um convênio que vai ser muito frutífero, tanto para os advogados, por intermédio da Ordem, mas também para a Universidade Católica do Salvador, que tem formado gerações de advogados na graduação e que vai agora também formar outra geração na área da pós graduação. Que é uma continuidade, por que a educação hoje é entendida como permanente, contínua. Educação é para toda a vida", declarou.

Fonte: Imprensa OAB-BA - Fotos: Angelino de Jesus