Notícias

[OAB da Bahia celebra instalação da 2ª Vara de Violência Doméstica e Familiar em Vitória da Conquista]

OAB da Bahia celebra instalação da 2ª Vara de Violência Doméstica e Familiar em Vitória da Conquista

Pleito foi uma das principais agendas em reuniões que Seccional e Subseção realizaram no TJ-BA

Aconteceu, na última quarta-feira (17), a instalação da 2ª Vara de Violência Doméstica e Familiar no Fórum João Mangabeira, em Vitória da Conquista. A instalação da Vara foi uma das principais demandas defendidas para a cidade pela presidenta da OAB da Bahia, Daniela Borges, e pela presidenta da Subseção de Vitória da Conquista, Luciana Silva, tanto em uma audiência pública realizada em Conquista como em uma série de agendas e reuniões com o Tribunal de Justiça da Bahia que reforçaram o pedido da juíza Juliane Nogueira, então juíza da 1ª Vara, pela criação da 2ª Vara.

A presidenta da OAB da Bahia, Daniela Borges, destacou a importância da inauguração: "A instalação da 2ª Vara de Violência Doméstica e Familiar em Vitória da Conquista é um marco que, sem dúvida nenhuma, causará grande impacto para a advocacia local e, sobretudo, para a população local. O enfrentamento da violência contra a mulher é algo que une todo o Sistema de Justiça - advocacia, magistratura e Ministério Público - e um tema que contou com a atuação incansável da Subseção de Vitória da Conquista, conduzida pela presidenta Luciana Silva. A Seccional e a Subseção estiveram juntas, por diversas vezes, em idas ao Tribunal de Justiça da Bahia e em reuniões com presidente do Tribunal, com desembargadoras e com a participação de vários magistrados de Vitória da Conquista. Foi um esforço contínuo e coletivo para avançarmos cada vez mais no combate à violência contra a mulher", completou a presidenta da OAB-BA.

Luciana Silva, presidenta da Subseção de Vitória da Conquista, também comentou a instalação: "A necessidade da instalação 2ª Vara de Violência Doméstica e Familiar é lamentável no sentido de que ela é justificada por altíssimos índices de crimes contra as mulheres; mas, ao mesmo tempo, representa uma importante conquista para intervir e mudar essa realidade, pois promoverá a celeridade dos processos criminais e também das medidas protetivas. A instalação da 2ª Vara representa um importante reforço na rede de proteção à mulher que já existe, de longa data, com o objetivo de prevenir e combater esta espécie de violência no nosso município", afirmou a presidenta da Subseção de Conquista.

O evento que oficializou a instalação da 2ª Vara de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher em Vitória da Conquista aconteceu no Fórum João Mangabeira e teve, além da participação da presidenta da Subseção, Luciana Silva, de representantes da Subseção e de advogadas e advogados de outros municípios, além do presidente do Tribunal de Justiça do Estado da Bahia, desembargador Nilson Soares Castelo Branco, do presidente da Câmara de Vereadores, Hermínio Oliveira, e da prefeita de Vitória da Conquista, Sheila Lemos.