OAB-BA visita novo corregedor-geral do TJBA
Além de aproximar instituições, encontro teve como objetivo discutir problemas do Judiciário que atingem a classe
A presidenta da OAB da Bahia, Daniela Borges, visitou o corregedor-geral do Tribunal de Justiça da Bahia (TJBA), desembargador José Rotondano, na manhã desta terça (08). Além de aproximar as instituições, a reunião teve como objetivo discutir os problemas do Judiciário que atingem a advocacia, como a dificuldade de atendimento pelos magistrados e a necessidade de melhorias no Balcão Virtual.
Essa foi a primeira reunião entre as instituições, após a posse da nova mesa diretora do TJBA, na última sexta (04). Participaram do encontro o tesoureiro da OAB-BA, Hermes Hilarião, o procurador-geral da seccional, Rafael Mattos, e o presidente da comissão de Direitos e Prerrogativas da OAB-BA, Victor Gurgel, além de juízes auxiliares do TJBA.
A presidenta Daniela Borges reforçou a importância do diálogo entre as instituições na busca por melhorias para a classe. "É muito importante que a gente possa, dentro de um espírito de promoção de dias melhores no Judiciário baiano, atuar, construir e dialogar para as mudanças que a gente tanto precisa", afirmou.
No mesmo sentido, Hermes Hilarião falou que está esperanço de que a nova mesa diretora do tribunal possa desenvolver um trabalho que atenda aos anseios da sociedade e advocacia baiana. "A Corregedoria tem um papel muito importante no sistema Judicial. Saímos da reunião com a certeza de que o desembargador Rotondano e toda sua equipe terão uma atenção muito especial com as prerrogativas da advocacia", destacou.
O procurador-geral Rafael Mattos afirmou que a parceria com a Corregedoria-Geral de Justiça será fundamental para o aprimoramento da prestação jurisdicional na Bahia. "A postura do corregedor e de sua equipe de juízes assessores foi de muita cordialidade, abrindo espaços para a contribuição da OAB no processo de readequação da atuação do Judiciário baiano, iniciando pela construção conjunta de soluções para a melhoria , destacou.
Para Victor Gurgel, "a reunião foi excelente para iniciar as tratativas e o diálogo com o tribunal, levando a realidade e os anseios da advocacia, bem como as dificuldades vivenciadas pela classe no dia a dia".
O próximo encontro entre a OAB-BA e o corregedor-geral do TJBA será no dia 21 deste mês.