OAB-BA sedia o 1º Colégio Estadual de Presidentes das Comissões de Jovens Advogados

Foi realizado, na última sexta-feira (05/06), no auditório da seccional, o 1º Colégio Estadual de Presidentes das Comissões de Jovens Advogados da OAB da Bahia. Com pauta voltada às principais demandas da jovem advocacia baiana, sobretudo a do interior do estado, o encontro contou com a presença de representantes de 20 subseções: Alagoinhas, Barreiras, Bom Jesus da Lapa, Eunápolis, Feira de Santana, Ilhéus, Itaberaba, Itabuna, Itamaraju, Itapetinga, Jacobina, Juazeiro, Lauro de Freitas, Luiz Eduardo Magalhães, Porto Seguro, Santo Antônio de Jesus, Santa Maria da Vitória, Senhor do Bonfim, Teixeira de Freitas e Vitória da Conquista.  Participaram da mesa alta o presidente do Conselho Consultivo dos Jovens Advogados da OAB-BA, Luiz Gabriel Batista, o diretor de relacionamento com o interior, Hermes Teixeira Neto, e a diretora de relacionamentos institucionais, Bianca Pellegrino. “Este é o maior evento dos presidentes da Jovem Advocacia da Bahia. Pesquisas mostram que, em 2010, apenas 7% dos advogados conheciam a Comissão do Jovem Advogado, e em 2014, 87% já conheciam o novo Conselho Consultivo, refletindo o crescimento e o fortalecimento dos jovens advogados baianos. Esse encontro, portanto, tem um significado ímpar para todos nós. E nada disso teria acontecido sem o apoio daquele que, para mim, já se consagrou como o melhor presidente da história da OAB-BA, Luiz Viana Queiroz”, afirmou Luiz Gabriel. “É uma satisfação imensa a realização desse evento. Nosso desejo é poder levar, ainda mais, a OAB da Bahia para todo o interior do Estado”, complementou Hermes. Na pauta, alguns pontos receberam maior atenção dos presidentes das comissões, como o “aviltamento dos honorários advocatícios de correspondência”. Após muito debate e algumas sugestões, o colégio decidiu, por unanimidade, recomendar à OAB-BA e suas subseções a realização de políticas de conscientização acerca dos referenciais estabelecidos na tabela de honorários e a análise, conforme o estatuto e código de ética, da execução de advertências e sanções destinadas ao descumprimento dos valores.  Outro ponto de destaque da pauta foi a votação dos representantes das comissões no Conselho Consultivo dos Jovens Advogados, que foi definida por região: no sul, foram eleitos os presidentes de Ilhéus, Robson Souza, Eunápolis, Raphaela Alves, Porto Seguro, Vinícius Parracho, Teixeira de Freitas, Dirrédes Moreira, e Vitória da Conquista, Rodrigo Maia. No oeste, Barreiras, Letícia Pinheiro, e Bom Jesus da Lapa, Lauro Augusto Ramos. No norte, Juazeiro, Bruno Moraes, Jacobina, Alana Jambeiro, Alagoinhas, Rode Miranda, e Itaberaba, Carlos Augusto de Freitas. Na mesorregião Metropolitana de Salvador, Santo Antônio de Jesus, Fernanda Graziella Bispo, e Feira de Santana, Arnaldo Magalhães. Ainda no encontro, o colégio decidiu propor à seccional a adoção de novas políticas de incentivo à conciliação e mediação entre as partes nas comarcas baianas e recomendar às subseções a criação da Comissão Especial de Combate à Corrupção, já existente na OAB-BA. “Precisamos, de fato, contar com a jovem advocacia nessa empreitada. Nós, inclusive, já iniciamos um projeto de lançamento de subcomissões de Combate à Corrupção nas subseções, para que possamos trabalhar de forma mais ampla, incluindo o interior na luta contra esse mal”, explicou o presidente da Comissão de Combate à Corrupção da OAB-BA, Domingos Arjones, que teve participação especial no encontro. Antes de encerrar, o colégio aprovou a elaboração de um regimento interno, que será redigido pelo presidente de Teixeira de Freitas, Dirrédes Magalhães, a padronização do nome “Conselho Consultivo de Jovens Advogados”, em substituição à “Comissão dos Jovens Advogados”, e o requerimento à ESA/BA e à OAB-BA de uma agenda anual de cursos presenciais voltada aos jovens advogados. Também em eleição, Ilhéus-Itabuna foram escolhidas para sediar o próximo colégio, que acontece em outubro deste ano.  TV OAB Foto: Angelino de Jesus (OAB-BA)