Notícias

OAB-BA realiza entrega de carteiras a novos advogados e advogadas

Em duas cerimônias realizadas na tarde de terça-feira (28), a OAB-BA entregou carteiras a 80 novos advogados e advogadas. As solenidades aconteceram no auditório da seccional, no bairro da Piedade, e contaram com as presenças do presidente Luiz Viana Queiroz, do membro da Comissão de Prerrogativas Mateus Nogueira, da advogada Ilka Florence Nogueira Bastos, da conselheira seccional Tamíride Leite, do advogado Clever Jatobá, do conselheiro seccional Adilson de Castro, do conselheiro federal Fabricio Castro, do secretário-geral Carlos Medauar, do vice-diretor da ESA Luiz Gabriel Batista Neves e da advogada Albenia Mota.

Ao dar as boas-vindas aos mais novos colegas, o presidente Luiz Viana deixou claro a necessidade dos advogados e advogadas estarem cientes de seus deveres e prerrogativas legais para exercerem de maneira digna a profissão que escolheram. "Precisamos conhecer nossas prerrogativas para exigir o respeito desses direitos. Da mesma forma, temos que saber quais são nossos deveres, porque nos será exigido o cumprimento deles", alertou.

O presidente ainda chamou atenção para a campanha da OAB que pede aos advogados e advogadas que se identifiquem devidamente para evitar serem confundidos com falsos profissionais. "Portar a carteira da Ordem é, portanto, um direito e um dever porque qualquer autoridade poderá exigir de vocês a comprovação de que é advogado ou advogada", afirmou.

A conselheira Tamiride Leite contou que a escolha da carreira de advogado ou advogada está diretamente ligada ao sentimento de querer ajudar o próximo. Ela citou como exemplo para os jovens colegas a própria trajetória de vida até chegar ao universo jurídico.

"Apesar de já ter vindo de outras profissões, eu me encontrei no Direito porque percebi aqui o amor ao próximo, o amor à sociedade, que se expressa quando a falamos pelo outro o que ele não tem condições de expressar".

O conselheiro federal Fabricio Castro apontou a necessidade dos colegas estarem sempre ativos em relação às mudanças que almejam e buscarem ter foco naquilo que desejam. "Quando a gente faz a coisa com objetividade, sabendo o que a gente quer, sem inventar a roda, a gente está no caminho certo", frisou.