OAB-BA realiza ciclo de palestras em escola Newton Sucupira
Iniciativa faz parte do projeto “OAB vai à Escola”
A OAB da Bahia, realizou, nestas quarta (16) e quinta-feira (17), o ciclo de palestras do projeto “OAB vai à Escola” para os estudantes da Escola Newton Sucupira, no bairro de Mussurunga, em Salvador. As apresentações se iniciaram pela manhã e foram encerradas à noite. Participaram das atividades os membros da Comissão Especial de Direito na Escola da OAB-BA, presidida pela advogada Eliasibe de Carvalho Simões.
O evento foi coordenado por Estênio Moita de Carvalho, membro da Comissão e professor da escola. Os estudantes apresentaram diversas manifestações culturais e, juntamente com os professores e o corpo diretivo da instituição, se engajaram bastante na atividade.
As palestras foram ministradas por advogados e advogadas. Jailton Andrade e Leonardo Caldas falaram sobre injúria racial, racismo e cotas raciais. Daniel Hereda abordou o tema “Direito Cibernético e Fake News”. Heleni Barbosa falou sobre a lei Maria da Penha. Fábio Figueiredo e Marcela do Vale tiveram como tema “Convivência Familiar, Diálogo e Conflitos”. Já Paulo Henrique Montenegro abordou os direitos e garantias assegurados pela Constituição. Mirian San Just e Valter Batista trataram da Inclusão de jovens no mercado de trabalho. Laércio Loyola falou do direito de acesso à Justiça. Por fim, a professora e uma das fundadoras do projeto, Ana Elizabeth Gomes, abordou o tema “Educação em Direitos Humanos e Protagonismo Juvenil”.
A presidenta da Comissão Especial de Direito na Escola da OAB-BA, Eliasibe Simões, falou sobre a expansão do projeto. “Esse novo ciclo de palestras na Escola Newton Sucupira, decorre da ampliação da atuação do Projeto “OAB vai à Escola”. Nesses 14 anos de existência o projeto passou a contar com a participação de novos membros e expandiu disciplinas ministradas”, relatou.