[OAB-BA promove 3ª Conferência Estadual da Mulher Advogada]

OAB-BA promove 3ª Conferência Estadual da Mulher Advogada

Com inscrições gratuitas pelo Sympla, evento acontece entre 28 e 30 de abril e será transmitido pelo YouTube

A OAB da Bahia promove, de quarta a sexta-feira (28 a 30/04), a 3ª Conferência Estadual da Mulher Advogada, com o tema “Igualdade, identidade e protagonismo coletivo”. O evento será realizado pelo aplicativo Zoom e terá transmissão ao vivo no canal da OAB-BA no YouTube. O objetivo é discutir os desafios da mulher advogada, agravados pela pandemia. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo Sympla.

"A conferência é mais um reconhecimento da Seccional à importância da participação feminina na OAB e à necessidade de se discutir com a mulher sua realidade na advocacia, sobretudo em tempos de pandemia", destacou o presidente da OAB-BA, Fabrício Castro.

Para a presidente da Comissão da Mulher Advogada da OAB-BA, Daniela Portugal, a conferência será "histórica e importante”, não apenas para mulheres advogadas, mas para “todas as mulheres e homens que acreditam em uma sociedade verdadeiramente igualitária".

"É muito importante termos um evento de grande projeção que conecte as diferentes mulheres do estado e que aborde questões tradicionalmente esquecidas, além de colocar em evidência o ponto de vista feminino para temas que historicamente apenas são tratados a partir de um olhar masculino", ressaltou Daniela.

Coletividade feminina

A abertura contará com a participação da diretoria da OAB-BA, da Caixa dos Advogados da Bahia, Conselho Nacional de Justiça, Conselho Federal da OAB e Conselho Seccional da OAB-BA.

À frente dos painéis da programação, estarão nomes como a vice-presidente da OAB-BA, Ana Patrícia Dantas, a presidente da Comissão Nacional da Mulher Advogada da OAB, Daniela Borges, a presidente da Comissão Nacional de Promoção da Igualdade, Sílvia Cerqueira, a procuradora-geral da OAB-BA, Mariana Oliveira, e a presidente da OAB Jovem da Bahia, Sarah Barros.

Também participarão conselheiras federais e estaduais, presidentes de comissão da Seccional e representantes do Tribunal de Ética da OAB-BA.

"Teremos mais de 150 mulheres participando, um número histórico para o Sistema OAB. Estamos, de fato, buscando pautar esse sentimento de coletividade, que, mais do que nunca, precisamos ter nesse momento de pandemia, quando as mulheres estão passando por todo tipo de violência e vulnerabilidade, com retrocesso dos seus diretos e conquistas", explicou Ana Patrícia.

Entre os temas, serão pautados os principais desafios enfrentados pela mulher na atualidade. "Vamos discutir questões como racismo, feminismo negro e empreendedorismo feminino. Temos milhares de mulheres empresárias na Bahia e muitas vezes não são lembradas", ressaltou a secretária-geral da OAB-BA, Marilda Sampaio.

A programação contará, ainda, com painéis voltados aos desafios da mulher na advocacia -, como Advocacia e direito das mulheres advogadas; Paridade no Sistema OAB e Equidade racial no Sistema OAB - e painéis sobre os reflexos da pandemia, como Pandemia e violência de gênero;  Pandemia e aquisição privada de vacinas; Alienação parental e pandemia; Pandemia e funcionamento do Poder Judiciário.

Também serão realizadas reuniões das conselheiras estaduais e federais da OAB, das presidentes das Comissões da Mulher Advogada e das mulheres dirigentes da Ordem e da OAB Jovem. Durante toda a programação, haverá exibição do quadro informativo "Advocacia Hoje", com vídeos sobre a profissão.

Acompanhe a programação completa aqui!

Evento: 3ª Conferência Estadual da Mulher Advogada
Quando: 28 a 30 de abril
Transmissão no canal da OAB-BA no YouTube
Incrições gratuitas: https://www.sympla.com.br/iii-conferencia-estadual-da-mulher-advogada---igualdade-identidade-e-protagonismo-coletivo__1187582