Notícias

[OAB-BA prestigia diplomação do desembargador José Aras]

OAB-BA prestigia diplomação do desembargador José Aras

Aras foi condecorado com a Medalha Mérito Judiciário

O desembargador José Soares Ferreira Aras Neto recebeu, nesta quinta-feira (5), a Medalha Mérito Judiciário. A condecoração ocorreu em sessão solene no auditório do edifício-sede do Tribunal de Justiça do Estado da Bahia e marcou a diplomação do mais novo desembargador do TJBA.

Criada em 1983, a Medalha do Mérito Judiciário é a principal Comenda do Tribunal de Justiça da Bahia e homenageia desembargadores por méritos e serviços prestados ao Poder Judiciário.

O presidente da OAB-BA, Fabrício Castro, parabenizou o novo integrante do TJBA e desejou que ele tenha êxito na sua jornada de magistrado. 

"O Desembargador José Aras é um jurista bastante capacitado e respeitado. Temos a certeza de que ele honrará a confiança depositada pela advocacia e será um grande magistrado", disse.

Oriundo do Quinto Constitucional, Aras tomou posse como desembargador do TJBA no dia 26 de dezembro de 2019, na presença de magistrados, autoridades, colegas de profissão, amigos e familiares. Ele ocupa a vaga 61ª da Corte baiana, pelo Quinto Constitucional, na classe dos advogados.

O presidente do TJBA, desembargador Lourival Trindade, ressaltou a trajetória acadêmica de Aras e o trabalho que ele vem desempenhando ao longo dos anos em defesa da boa aplicação da Justiça. "Tenho certeza que o seu alto saber jurídico trará muitas contribuições ao Tribunal", disse.

De acordo com o corregedor nacional de Justiça e ministro do STJ, Humberto Martins, Aras é plenamente merecedor do lugar que ocupa hoje. "A sociedade espera muito dele. A trajetória dele demonstra a garra dos que se dedicam aos estudos do Direito".

Estiveram presentes na solenidade o presidente da OAB-BA, Fabrício Castro, o tesoureiro, Hermes Hilarião, o secretário-geral adjunto, Maurício Leahy, lideranças da advocacia do interior do estado, conselheiros, além de representantes dos poderes Executivo e Legislativo, Forças Armadas e outras instituições.

Foto: Angelino de Jesus/OAB-BA