OAB-BA participa da inauguração do PJe em Santo Amaro
O Presidente da OAB-BA, Saul Quadros, participou, na manhã desta segunda-feira (21), da inauguração do Processo Judicial Eletrônico da Justiça do Trabalho (PJe-JT) na Vara do Trabalho de Santo Amaro. A partir desta segunda, todos os processos na Vara do município serão autuados no sistema PJe-JT. O uso de papel se restringirá às ações antigas. O fato marca a largada para a implantação do novo sistema em pelo menos dez varas e em toda a segunda instancia do TRT-BA até o fim de 2012. O presidente do Tribunal Superior do Trabalho (TST) e do Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT), ministro João Oreste Dalazen, em discurso na inauguração, saudou o Presidente Saul Quadros, parabenizando-o pela participação nessa conquista. Saul Quadros expressou seu apoio à modernização do Judiciário.
A cerimônia de lançamento do novo sistema foi marcada pelo ajuizamento da primeira reclamação trabalhista no PJe em Santo Amaro, realizado pelo advogado Roberto Schitini durante a solenidade e concluído em poucos segundos. A ação, de nº 640/2012, teve a audiência inicial imediatamente programada para o dia 19 de junho, às 8h30.
O evento contou com a presença do presidente do IAB, Antônio Luiz Calmon Teixeira; do presidente da Subseção de Camaçari, Ney de Souza Cacim, do prefeito de Santo Amaro, Ricardo Jasson, além de advogados, conselheiros e diversos desembargadores, entre eles os integrantes da mesa diretora do TRT - a presidente Vânia Chaves, a vice-presidente Graça Laranjeira, o corregedor Valtércio Oliveira e o vice-corregedor Tadeu Vieira - e os coordenadores nacional e regional da implantação do PJe, desembargadores Cláudio Brandão e Dalila Andrade. Também estiveram presentes os juízes Ana Claudia Scavuzzi, presidente da Amatra 5, e Cássio Meyer Barbuda e Luziane Silva Carvalho Farias, titular e auxiliar da Vara de Santo Amaro, além de outros representantes da magistratura.
A cerimônia ocorreu na sede da Vara, na Praça da Purificação, e teve também a participação do procurador-chefe do Ministério Público do Trabalho na Bahia, Pacífico Antônio Luz de Alencar; do vice-presidente da Associação dos Magistrados Brasileiros, juiz Rosalvo Augusto Vieira da Silva; além de autoridades e servidores públicos.