Notícias

[OAB-BA integra rede de combate à violência contra a imprensa em Salvador]

OAB-BA integra rede de combate à violência contra a imprensa em Salvador

Comissão de Direitos Humanos participou do lançamento, que reuniu sociedade civil, empresas de comunicação e órgãos públicos ligados aos sistemas jurídico e de segurança

A Ordem dos Advogados do Brasil Seção Bahia faz parte da Rede de Combate à Violência Contra Profissionais de Imprensa, iniciativa da Associação Bahiana de Imprensa (ABI) e do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado da Bahia (Sinjorba). O presidente da Comissão de Direitos Humanos da OAB-BA, Eduardo Rodrigues, representou a Seccional baiana da OAB na última terça-feira (4), no lançamento da rede que reuniu, no auditório da ABI, no Centro Histórico de Salvador, representantes do Governo do Estado da Bahia, órgãos públicos, organizações da sociedade civil e empresas de comunicação.  

A ação integra a agenda da ABI e do Sinjorba para o Dia do Jornalista, comemorado nacionalmente em 7 de abril. Eduardo Rodrigues destacou a importância de estabelecer um conjunto de ações no combate à violência contra jornalistas: "A liberdade de imprensa é pilar da democracia, e para que ela aconteça se faz necessário que os jornalistas profissionais não corram riscos na sua atividade funcional. Nunca é demais lembrar que a declaração universal dos direitos humanos protege o direito à expressão e livre difusão de informações, não podendo ser inquietado por suas ações". 
O presidente da Comissão de Direitos Humanos da OAB-BA ressaltou, ainda, a oportunidade criada pela fundação da Rede de Combate à Violência Contra Profissionais de Imprensa de estruturar medidas de suporte a jornalistas que sofrerem eventuais ataques: "Por isso a OAB da Bahia aderiu prontamente à formação da Rede, na expectativa da garantia de melhores condições de trabalho e segurança para estes profissionais".

A Rede tem o aval de instituições como o Ministério Público Estadual (MPE) e a Defensoria Pública do Estado (DPE). Do evento de lançamento participaram, além a Ordem dos Advogados do Brasil – seção Bahia (OAB-BA), a Secretaria da Justiça e Direitos Humanos da Bahia, a Guarda Civil Municipal de Salvador, as polícias Civil e Militar, além de empresas de comunicação e entidades sindicais.