OAB-BA entrega 85 carteiras a estagiários

A Seccional entregou na tarde desta sexta-feira (15), em solenidade realizada no auditório da OAB-BA, carteiras da OAB-BA a 85 estagiários. Os estudantes de Direito, que agora compõem o quadro de estagiários da Ordem, foram saudados pela Presidente da Comissão de Exame de Ordem, Christianne Gurgel.

Em seu discurso, a advogada exortou os estudantes a se orgulharem de sua profissão, destacando que a advocacia é uma das atividades mais importantes para a sociedade. "Advogar é um ato de coragem e paixão", falou com entusiasmo. Christianne Gurgel também defendeu o Exame de Ordem, reafirmando que se trata de um atestado de capacitação da advocacia, tão importante para o profissional e para a sociedade. Ela também esclareceu sobre o alto índice de reprovação do certame, explicando que um dos fatores para essa ocorrência é o grande número de faculdades. "Em 2000, a Bahia possuía quatro faculdades de Direito. Atualmente, pouco mais de uma década, já são 56 instituições de ensino jurídico", afirmou.

Christianne Gurgel também contou um pouco sobre o seu início de carreira, comentando sobre a ansiedade do primeiro cliente, a inexperiência diante do juiz e as principais dificuldades como advogada iniciante. Ao final, aconselhou os estudantes a serem tolerantes, leais e, especialmente, que amem a sua profissão, qualquer que seja o caminho a seguir. "Tenham fé no Direito, na Justiça, na Paz e, sobretudo, na Liberdade, sem a qual não há Direito, Justiça e Paz", finalizou.

Após as palavras da paraninfa, o Vice-Presidente da Seccional, Antônio Menezes, reiterou a defesa da profissão de advogado. "Nós temos paixão pela paixão alheia, dos nossos clientes. Não há um dia igual ao outro. Temos dias de vitória e dias de derrotas, e por isso a advocacia é uma profissão apaixonante", completou.

Em seguida foi realizada a leitura do compromisso, feita pelo estudante Antônio Lucas Lima Macecedo, e entregue as carteiras aos novos estagiários pelos componentes da alta mesa, composta também pelo Conselheiro Altamírio Viridiano e pelos advogados Flávia Maltez, Roguenaldo Dantas, Dorival Passos e Otávio Leal Pires.

Solenidade - Fotos: Angelino de Jesus