Notícias

[OAB-BA e TJBA discutem dificuldade de atendimento e falta de pessoal no tribunal]

OAB-BA e TJBA discutem dificuldade de atendimento e falta de pessoal no tribunal

Diretorias das instituições se encontraram na sede do TJBA, na manhã desta quinta (17)

A presidenta da OAB da Bahia, Daniela Borges, visitou o presidente do Tribunal de Justiça da Bahia (TJBA), desembargador Nilson Castelo Branco, na manhã desta quinta (17). Além de aproximar as instituições, a reunião teve como objetivo discutir os problemas do Judiciário que atingem a advocacia, como a falta de pessoal e a dificuldade de atendimento por magistrados, sobretudo diante da volta do atendimento remoto no tribunal. 

Participaram do encontro a secretária-geral da OAB-BA, Esmeralda Oliveira, o secretário adjunto, Ubirajara Ávila, e o tesoureiro, Hermes Hilarião, além do juiz assessor da Presidência do TJBA, Ícaro Almeida Matos.

Conforme Daniela Borges, a visita serviu para construir pontes e diálogos para melhorar a efetividade da Justiça na Bahia. "O propósito da advocacia, da OAB-BA e do Poder Judiciário é sempre o mesmo, o de mais Justiça. Então encontros como esse são muito importantes, pois nos permitem dialogar para construirmos uma prestação jurisdicional mais célere e mais efetiva", disse.

Ao destacar que o advogado é indispensável à administração da Justiça, o desembargador Nilson Castelo Branco afirmou que a presença da OAB-BA "é muito salutar para discutir os problemas existentes em relação à advocacia e magistrados". "É muito importante a presidente estar aqui para tratar dos problemas existentes, tanto na advocacia como na magistratura", completou.  

Julgamento de processos

Além de Nilson, Daniela Borges e os demais representantes da OAB-BA, acompanhados do procurador-geral da seccional, Rafael Mattos, também visitaram a 2ª vice-presidente do TJBA, desembargadora Márcia Borges Faria. O encontro contou com a presença do juiz assessor da 2ª vice-Presidência, Freddy Pitta Lima, e teve como objetivo discutir alternativas para dar mais celeridade aos 23 mil processos que aguardam encaminhamento na 2ª vice-presidência.

Em nome da OAB-BA, Daniela agradeceu a atenção e destacou o comprometimento da desembargadora na discussão da pauta. "A sensibilidade da 2ª vice-presidente nos deixa com muitas expectativas de que teremos dias melhores para os jurisdicionados e jurisdicionadas. Da nossa parte, ela pode ter certeza que faremos de tudo para ajudar a pensar em critérios que deem mais celeridade aos julgamentos dos processos", pontuou. 

A desembargadora Márcia agradeceu o reconhecimento e disse que espera fazer uma parceria com a OAB-BA para atender os anseios dos advogados, das partes e do tribunal. "Estamos conversando no sentido de que eles tragam ideias, já que os advogados conhecem as dificuldades melhor que nós. Saio daqui muito esperançosa", concluiu.

Foto: Angelino de Jesus (OAB-BA)