OAB-BA desagrava advogado e encaminha nome de delegado a Cadastro de Violadores de Prerrogativas
Advogado Gabriel Bispo do Carmo foi impedido de acompanhar depoimento de cliente durante uma oitiva
Cerceado da prerrogativa de acompanhar o cliente durante uma oitiva, o advogado Gabriel Bispo do Carmo foi desagravado pela OAB da Bahia na manhã desta sexta (13), na delegacia de Polícia Civil de Ipiaú. Atuando na defesa de um cliente associado a um crime ocorrido em Itagibá, o advogado foi impedido pelo delegado titular do município, Nilo de Siqueira Costa Neto, de acompanhar o depoimento de um dos seus três clientes envolvidos no caso.
Ao reafirmar que o advogado é indispensável à administração da justiça, a presidenta da OAB-BA, Daniela Borges, disse que as prerrogativas profissionais são garantias essenciais à democracia e que, além do ato, a seccional adotará todas as medidas junto à corregedoria do órgão. “Também enviaremos, como sempre fazemos, o nome do violador ao Cadastro Nacional de Violadores de Prerrogativas, para que ele responda às sanções nos âmbitos administrativo e institucional”, explicou.
O advogado Gabriel Bispo disse que a advocacia não irá se calar diante das violações de prerrogativas. “Brigaremos incansavelmente pelos nossos direitos e pelo direito da sociedade como um todo, porque toda vez que um advogado é violado, toda a advocacia é violada e, sobretudo, a sociedade, porque nós a representamos”, defendeu.
Com discurso semelhante, a conselheira federal Marilda Sampaio disse que a seccional não aceitará a violação das prerrogativas da classe. “Não temos medo de nenhuma autoridade, porque nós estamos no mesmo patamar. Não somos maiores nem melhores que ninguém. O que queremos, apenas, é advogar, exercer nosso trabalho com responsabilidade”, ressaltou.
O presidente da Comissão de Direitos e Prerrogativas da OAB-BA, Victor Gurgel, destacou que o compromisso da seccional é combater as violações de prerrogativas sempre que elas acontecerem em todos os cantos da Bahia. “Esse é o trabalho que nossa comissão está comprometida diariamente a fazer”, reforçou.
Foto: Angelino de Jesus (OAB-BA)