OAB-BA assina convênio com Academia de Letras Jurídicas na entrega de carteiras
A OAB-BA entregou nesta terça-feira (27) Carteiras da Ordem a 74 Advogados. A solenidade ocorreu durante a tarde, no auditório da entidade (Teixeira de Freitas). Durante o evento, foi assinado um convênio entre a Seccional e a Academia de Letras Jurídicas do Estado da Bahia para a organização de um concurso de monografias na área de Direito patrocinado pela Ordem.
Os novos Advogados foram saudados pelo Presidente da OAB-BA, Saul Quadros, que reforçou a necessidade de se manter o Exame de Ordem. Ele disse ainda que, até 2001, havia quatro cursos de Direito no estado, número que saltou para 56 nos últimos anos. "Não nos interessa fechar os cursos de Direito, mas qualificá-los. Vocês venceram um obstáculo que não é intransponível, mas que exige empenho, dedicação, persistência", afirmou.
Em seguida o convênio entre a Ordem e Academia de Letras Jurídicas foi assinado por Saul Quadros, o diretor Tesoureiro Ary da Silva Moreira e a Presidente da Academia de Letras Jurídicas, Alice Maria Gonzalez Borges. O professor Antonio Carlos Nogueira Reis, ex-Presidente e ex-Diretor da Academia, explicou como funciona o concurso de monografia específico para o estudo do Direito. "Isso foi pensado para integrar o estudante de Direito com a Academia e torná-la conhecida ao estudante. A cada semestre, elegemos uma matéria jurídica. No próximo será Direito Tributário". Ele citou ainda que esta edição do concurso renderá homenagens ao também ex-Presidente da Academia de Letras Jurídicas do Estado da Bahia, Johnson Barbosa Nogueira, professor e ex-diretor da Faculdade de Direito da UFBA.
Por ter obtido a maior nota no Exame de Ordem da turma presente, Alan Francisco Reis Souza foi quem leu o Termo de Compromisso do Advogado. Depois a palavra foi dada ao Paraninfo da turma, representante da Ordem no TRE, Maurício Kertzman Szporer, que, após saudar os novos Advogados, afirmou que a escolha pelo curso de Direito oferece pleno conhecimento para se exercer uma vida cidadã. "A advocacia é encantadora e estimulante. O profissional do Direito não é burocrata. Ele cria o Direito. Não se conforma com as primeiras impressões que o Direito lhe dá. Quebra paradigmas. A defesa destemida é sua obrigação". (leia o discurso na íntegra)
Ao final do pronunciamento do Paraninfo, Saul Quadros deu início à entrega das carteiras.
Compuseram a Mesa Alta, além de Saul Quadros, o Vice-Presidente da Seccional, Antonio Menezes, o Secretário-Geral Adjunto, André Godinho, o diretor Tesoureiro Ary da Silva Moreira, além de Antonio Carlos Nogueira Reis, a representante dos pais dos Avogados, Helena Lúcia Teixeira de Araújo, e o vice- Presidente do Tribunal de Ética da Seccional, João Dantas Neto.