Notícias

OAB-BA abre as comemorações pelo Dia do Advogado com grande evento

A Diretoria da Seccional abriu as comemorações pelo Dia do Advogado, na noite de ontem (8), no Fiesta Convention Center, com um grande evento que incluiu homenagens da Associação Baiana de Imprensa (ABI) à OAB-BA, homenagens da Seccional aos advogados que completaram 50 anos de formados e o lançamento do Projeto Jovem Advogado Itinerante.

O Presidente Saul Quadros abriu o evento saudando a todos e explicando a importância do Dia 11 de agosto, em que se comemora o Dia do Advogado e o dia da criação dos cursos jurídicos no Brasil. Ele falou ainda da programação do evento hoje (9), que contará com um ciclo de palestras, sobre temas atuais como a nova lei de combate à lavagem de dinheiro e o usucapião e abandono do lar, e será encerrado com coquetel e show da banda Batifun. "A comemoração pelo Dia do Advogado já foi iniciada. Nos dias 3 e 4 de agosto, por exemplo, fizemos um seminário para discutir o problema da desigualdade racial em nosso estado que é o mais negro do Brasil", afirmou.

Em seguida foram entregues os diplomas de honra ao mérito Ernesto Sá aos advogados que completaram 50 anos de formados: João da Costa Pinto Dantas Neto, Agnaldo Caetano Câmara de Souza, Antonio Carlos Nogueira Reis, Aurélio Pires, Edmundo Guimarães Lima Filho, Eunápio Amorim, Ernane dos Santos Costa, Joaquim Inácio Santos Gomes. Também foram agraciados os advogados José Helio Brito Costa, Luiz Carlos da Silva Dórea, Lídio da Silva Sá, Ronald Oliva de Amorim Souza, Sergio Fernando Nogueira, Ruy Messias de Freitas Serravale, Zanone Belocampos e Jurema Cintra Barreto.

Após a entrega, a OAB-BA foi homenageada pela ABI com a Medalha e o Diploma do Mérito Jornalístico, destacando os 80 anos de luta pela jutiça e pela democracia. "A OAB e a ABI constituem dois dos mais importantes pilares da democracia brasileira. Carregamos a confiança de nossa gente", afirmou Walter Pinheiro. Para ele, não haveria melhor momento para se fazer essa homenagem do que no período de julgamento do "mensalão", ou quando se comemora a implantação dos cursos jurídicos no Brasil ou se festeja o Dia do Advogado. "A ABI estará junto com a OAB na luta por uma Bahia mais justa e um Brasil melhor", completou.

O advogado, conselheiro federal pela Seccional e Presidente da Comissão Nacional de Apoio ao Advogado em Início de Carreira da OAB, Ruy João, fez então o lançamento do projeto Jovem Advogado Itinerante, que inclui a realização de eventos periódicos e de cunho científico para atualizar os jovens advogados.

O Presidente Saul Quadros encerrou o evento agradecendo à ABI pela homenagem e ressaltando que, assim como a OAB, trata-se de uma entidade comprometida com a liberdade e a democracia. Falou ainda da importância de se congregar no mesmo evento os advogados mais experientes com os jovens advogados. E ao final, lembrou o desagravo que foi feito, na presença de aproximadamente 500 pessoas, em favor do advogado Murilo Azevedo, agredido com um soco no rosto por uma promotora de justiça, em Santo Amaro. Pontuou as ações que tem sido realizadas pela Seccional em prol do advogado iniciante, e destacou que o Poder Judiciário baiano não tem cumprido sua missão. "A Bahia ainda se encontra engatinhando na prestação jurisdicional", completou. Ao final, destacou a grande vitória obtida pela OAB-BA quando o CNJ determinou o preenchimento de 11 cargos vagos de desembargador no prazo de 60 dias.

Compuseram a Mesa Alta, além do Presidente Saul Quadros e do Presidente da ABI, o Vice-Presidente da OAB-BA, Antônio Menezes, o Secretário-Geral, Nei Viana, o Secretário-Geral Adjunto, André Godinho, o Diretor Tesoureiro, Ary Moreira, o conselheiro federal Ruy João, o representante da OAB no Conselho Nacional da Juventude, Bruno Reis de Figueiredo, e o conselheiro seccional João da Costa Pinto Dantas Neto.

Estiveram presentes o ex-governador da Bahia, Waldir Pires, a Presidente do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado da Bahia (Sinjorba), Marjorie Moura, o representante do Sindicato dos Trabalhadores de Rádio, Televisão e Publicidade no Estado da Bahia (SINTERP), Maurício de Melo, do Presidente da Associação dos Repórteres Fotográficos e Cinematográficos do Estado da Bahia (ARFOC), Luiz Hermano Abbehusen, além de demais conselheiros da Ordem, diretoria da CAAB, Presidentes de Subseções e Comissões, membros da Comissão Nacional de Apoio ao Advogado em Início de Carreira e estudantes.