O sistema judicial brasileiro em debate no Caderno D, da TV Justiça

Nesta semana, o "Caderno D" dá prosseguimento ao ciclo de palestras realizadas durante o Congresso Brasileiro das Carreiras Jurídicas de Estado, promovido pela Advocacia Geral da União (AGU). As palestras contam com a participação de advogados da União, desembargadores federais, estaduais e do trabalho, defensores públicos, juízes, promotores, procuradores dos Três Poderes e de estados e municípios, além de ministros do STF e de Tribunais Superiores. Todos juntos, pela primeira vez, para discutir o sistema judicial brasileiro.

Confira a programação:

Segunda-feira (18/05)

A profissionalização no serviço público é o tema abordado na palestra do subchefe de análise e acompanhamento de políticas governamentais da Casa Civil da Presidência da República, Luiz Alberto dos Santos, e que é complementada pela exposição oral do economista Antonio Delfim Netto.

Terça-feira (19/05)

A importância da integração entre as carreiras jurídicas é o tema da palestra do ministro da Defesa, Nelson Jobim, apresentada na primeira parte do programa. Em seguida, o ministro aposentado do Supremo Tribunal Federal Sepúlveda Pertence fala sobre o protagonismo do STF nos vinte anos de Constituição democrática.

Quarta-feira (20/05)

O protagonismo do STF nos vinte anos de Constituição democrática continua a ser tema de palestras. Agora, a professora Maria Tereza Sadek e o ministro-presidente do Supremo Tribunal Federal, Gilmar Mendes, expõem os pensamentos e reflexões sobre o tema.

Quinta-feira (21/05)

O conselheiro da Ordem dos Advogados do Brasil, OAB Renato Castelo de Oliveira e o jornalista e advogado Heraldo Pereira fazem palestra sobre o tema "a prestação da Justiça sob a perspectiva da sociedade".

Sexta-feira (22/05)

A prestação da Justiça sob a perspectiva da sociedade prossegue sendo tema de palestras no "Caderno D". Para encerrar a semana, se revezam para abordar o assunto, o presidente da Associação Brasileira da Infraestrutura e Indústria de Base, Paulo Godoy, o vice-governador de Minas Gerais, Antonio Augusto Anastásia, e o representante do Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar, o DIAP, Antonio Augusto de Queiroz.

O "Caderno D" é um programa que exibe palestras inéditas, diariamente de segunda a sexta, às 9 horas pela TV