“O Judiciário faliu”, diz Luiz Viana em cerimônia na OAB-BA

A OAB da Bahia entregou carteira a 93 advogados em duas cerimônias realizadas na última segunda-feira (1º/08), no auditório da seccional, na Rua Portão da Piedade. Conduzidas pelo presidente da Ordem, Luiz Viana Queiroz, e pela vice, Ana Patrícia Dantas, as cerimônias contaram com as presenças, nas mesas altas, do secretário-geral adjunto, Nizan Gurgel, da conselheira federal Ilana Campos, do presidente e do membro da OAB Jovem, Hermes Hilarião e José Augusto, dos membros das Comissões de Prerrogativas e de Direito Tributário da OAB-BA, Victor Gurgel e Jorge Haddad, do representante da ABRAT Jorge Lima e da advogada Alana de Castro.
Luiz Viana abriu a solenidade com mensagem de felicitação aos advogados e de comemoração pelo momento. “Peguem o dia de hoje e o tornem memorável junto à família, aos amigos e aos amores, colocando-o num cantinho especial do coração junto com os sonhos de cada um de vocês”, disse.
Em referência ao exercício da advocacia, Viana voltou a falar sobre as dificuldades enfrentadas pela classe no Judiciário. “A advocacia representa um grande desafio para quem exerce a profissão, porque o Judiciário faliu. O estado brasileiro deve aos cidadãos um melhor judiciário estadual e trabalhista. É inadmissível o judiciário falir. E eu não poderia iniciar este mês de agosto, em que se comemora o Dia do Advogado, sem falar sobre as nossas dificuldades e sem chamá-los para a luta, porque, apesar de não ser uma tarefa fácil, é possível mudar este cenário”, disse.
Orador de uma das solenidades, Jorge Lima afirmou que a atividade da advocacia é essencial à democracia. “A contribuição do advogado e suas responsabilidades estão diretamente ligadas à cidadania e não podemos abrir mão disto jamais”, ressaltou.
A opinião foi compartilhada por Victor Gurgel, que afirmou que o advogado é parte integrante da sociedade. “Fazendo uso de suas prerrogativas, ele luta incansavelmente pelos direitos dos clientes”, disse.
O papel do advogado também foi destaque no discurso de Ana Patrícia, que disse que a “advocacia é uma profissão nobre, voltada à defesa do incompreensível e cercada por desafios”.
Primeira vice-presidente mulher da OAB-BA, Ana Patrícia aproveitou a oportunidade, também, para destacar a importância da participação feminina nas tomadas de decisão. “Nós, mulheres, precisamos ocupar espaços de poder. Somos 50% dos advogados inscritos e adimplentes, mas não ocupamos 50% dos espaços de poder. Também somos 50% dos eleitores no Brasil, mas não temos a mesa proporção dentro da política. Precisamos, portanto, ter mais participação nas decisões. Mas não esperem, minhas amigas, que esses espaços nos sejam concedidos. Precisamos nos legitimar a ocupá-los, porque não queremos cotas. Queremos reconhecimento”, concluiu. Foto: Angelino de Jesus (OAB-BA).