[

"O assédio vem de forma velada para calar nossa voz", diz secretária-geral da OAB

Em entrevista ao OAB no Rádio desta sexta (23), Marilda Sampaio falou sobre Sistema OAB e Direito das Mulheres Advogadas

A secretária-geral da OAB-BA, Marilda Sampaio, participou do programa OAB no Rádio desta sexta (23). O programa teve como tema Sistema OAB e Direito das Mulheres Advogadas.

Realizado em parceria da OAB-BA com a Rádio ALBA, o programa é apresentado por Luiz Ganem e vai ao ar na Rádio ALBA e no perfil da OAB-BA no Instagram, sempre às terças e sextas-feiras, às 10h.

Marilda falou sobre a figura da mulher na composição da OAB. "Embora o Conselho Federal ainda não seja um exemplo, porque só tem um percentual de 28% de mulheres em seu quadro, a Bahia tomou essa linha de frente. Hoje, a gente tem diretoras na OAB, na ESA, na CAAB e no TED, presidentes mulheres de comissão, além de metade do Conselho Pleno. Temos mais de mil mulheres trabalhando diuturnamente na Ordem", pontuou.

A secretária-geral também disse que a maior luta feminina é pela igualdade de espaços. "A gente não quer ser superior nem quer embate de gênero, só queremos igualdade e ocupar um espaço que é nosso por direito. Precisamos avançar muito neste sentido", observou.

Marilda disse, ainda, que a construção da agenda feminina, na Bahia, passa por mulheres fortes. "Temos Daniela Borges e Ilana Campos, que são duas mulheres baianas, assim como Sílvia Cerqueira, que foram fundamentais para avançar na conquista da paridade de gênero no Conselho Federal e nos avanços relativos à equidade racial. Claro que ainda não é o que a gente quer, mas são grandes conquistas", ressaltou.

A entrevistada classificou como "absurdas" entrevistas feitas por escritórios que questionam se a mulher é casada ou tem filhos. "O abuso e assédio, muitas vezes, vêm de forma velada para calar nossa voz. Precisamos estar atentas para sabermos quais são nossas prerrogativas e para que possamos nos impor", destacou.

Sobre a atuação da OAB na defesa da mulher, Marilda destacou a isenção de anuidade para a advogada no primeiro ano de maternidade, o plano estadual de valorização e as conferências estaduais da mulher advogada e a campanha de combate ao feminicídio. "Nada melhor que a OAB trazer essa realidade nesse momento de pandemia, que só fez aumentar a violência", ressaltou.

A secretária-geral encerrou a entrevista falando sobre a 3ª Conferência Estadual da Mulher Advogada, que acontece virtualmente entre 28 e 30 de abril. Segundo ela, o evento representa mais uma conquista da OAB-BA. "Fico muito feliz por contribuir em trazer esse evento para advogadas e advogados. Espero que os homens estejam nos assistindo, nos valorizando e nos aplaudindo", disse.

Sobre a programação do evento, Marilda disse que a Seccional debaterá questões muito importantes. "Vamos trazer temas como alienação parental, racismo, feminismo negro, direito do trabalho e empreendedorismo feminino. Temos milhares de mulheres empresárias na Bahia e muitas vezes não são lembradas", concluiu.