Novos Conselheiros da OAB-BA são empossados em cerimônia solene

O anúncio da doação de um terreno de seis mil metros quadrados, no Centro Administrativo da Bahia (CAB), para a construção da nova sede da Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Bahia (OAB-BA) marcou a cerimônia solene de posse dos membros do Conselho da Entidade para o triênio 2010-2012. A novidade foi revelada pelo governador do Estado, Jaques Wagner, durante seu discurso pautado em demonstrações de apreço pelos advogados baianos, no evento realizado na noite de ontem (11), no Fiesta Convention Center.

Entre os ritos da cerimônia, destacaram-se a leitura do Termo de Posse, o juramento dos novos conselheiros - proferido representativamente pelo advogado Antônio Maron Agle - e a entrega dos diplomas individuais aos integrantes do Conselho. Foram empossados os vencedores do pleito eleitoral, realizado no último dia 25 de novembro com a participação de pouco mais de 11 mil advogados em todo o Estado da Bahia.

Outro ponto alto do evento foi a prestação de contas das ações realizadas durante os anos de 2007 - 2009, referentes à gestão anterior do presidente reeleito Saul Quadros. "A Casa se encontra arrumada e temos a consciência de que cumprimos os compromissos firmados com a Classe, pois sempre mantivemos o foco nos advogados e na defesa de suas prerrogativas", afirmou Quadros. Ele também reiterou suas metas para o triênio que se inicia: "seremos inflexíveis na defesa de uma Ordem ágil em prol das prerrogativas dos advogados".

Ao parabenizar as conquistas alcançadas pela OAB baiana, nos últimos três anos, o presidente do Conselho Federal da OAB, Cézar Britto, também relembrou as vitórias obtidas nacionalmente, no mesmo período. Nesses três anos, defendemos a sociedade e não somente os interesses corporativos da Classe dos Advogados, por isso, o Direito passou a ser mais respeitado nesse país, sobretudo, no que diz respeito à inviolabilidade dos escritórios de advogados e à qualidade dos cursos de Direito", assegurou Britto.

Autoridades e representantes de diversos segmentos da sociedade civil baiana lotaram os mais de 500 lugares do salão Lótus, localizado no primeiro andar do Centro de Convenções do Fiesta. A alta mesa da solenidade foi composta pelo governador do Estado, Jaques Wagner; o presidente do Conselho Federal da OAB, Cézar Britto; o presidente da Assembleia Legislativa do Estado da Bahia, Marcelo Nilo; a presidente do Tribunal de Justiça do Estado da Bahia, desembargadora Sílvia Zarif; a presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 5ª Região (TRT5), Ana Lúcia Bezerra Silva; Procurador-Chefe da Procuradoria da República na Bahia, Danilo Dias; pela chefe da Defensoria do Estado da Bahia, Teresa Cristina; pelo procurador-chefe da procuradoria Regional do Trabalho na Bahia, Marcelo Brandão; pelo Procurador-Chefe da União na Bahia, Bruno Leonardo Guimarães Godinho e pelo presidente da Seccional baiana da OAB, Saul Quadros.

Posse dos Conselheiros da OAB-BA - Fotos: Angelino de Jesus