Novo sistema reduzirá prazo para emissão de carteiras na OAB-BA

Um sistema eletrônico que entrará em funcionamento na Seccional baiana, na próxima semana, modernizará o processo de confecção e emissão das carteiras dos advogados. A implantação dessa nova tecnologia tem como objetivo oferecer uma maior comodidade e possibilitar a redução do prazo de entrega deste documento para a metade do tempo, que antes estipulado.

Os formulários para solicitação dos cartões, assim que preenchidos, serão digitalizados e enviados diretamente ao Conselho Federal da OAB e os dados biométricos (como foto, assinatura e impressão digital) serão colhidos na própria Secretaria de Inscrições da Seccional, localizada em Nazaré.

O Conselho Federal começou a implantar essa tecnologia no início deste ano. É um processo similar aos utilizados pela Polícia Federal e Detrans para coleta de dados biométricos. A OAB-BA é a 10ª Seccional a receber o sistema. A meta é que a modernização da emissão de inscrições e certificações chegue a todos os estados até junho.

Até pouco tempo, para iniciar o processo de emissão da carteira do advogado era necessário que o profissional preenchesse formulários que eram enviados para São Paulo e, em seguida, para o Conselho Federal. Nesse trâmite, decorria um período de 40 dias até o advogado receber seu documento.