[Nova Diretoria da Subseção de Vitória da Conquista toma posse para triênio 2022-2024]

Solenidade aconteceu nesta sexta-feira (11) e reuniu diversas lideranças da advocacia

A nova Diretoria da Subseção de Vitória da Conquista tomou posse nesta sexta-feira (11). Nos próximos três anos, a instituição será liderada pela presidenta Luciana Santos Silva, pelo vice-presidente Frederico Silveira e Silva, pelo secretário-geral Fagner de Oliveira Guimarães, pelo secretário adjunto Wendel Santos Silveira e pela tesoureira Daniella Miranda Santos.

A solenidade aconteceu no auditório Glauber Rocha, na UESB, e foi transmitida pelo canal da OAB da Bahia no Youtube. Estiveram presentes a presidenta da OAB-BA, Daniela Borges, a vice-presidenta, Christianne Gurgel, o tesoureiro, Hermes Hilarião, o secretário-geral adjunto e ex-presidente da OAB em Vitória da Conquista, Ubirajara Ávila, a secretária-geral, Esmeralda Oliveira, os conselheiros federais Luiz Viana e Fabrício Castro e o presidente da CAAB, Maurício Leahy.

Participaram da cerimônia ainda os ex-presidentes da OAB Vitória da Conquista Gutemberg Macedo, Gilberto Dias Lima, Rui Medeiros e Ronaldo Soares, os conselheiros seccionais que representam a Subseção, Fábio Macêdo, Ildenildes Martins e Agnislara Castaldi, o presidente do CESA, Antonio Adonias, além de representantes dos poderes Judiciário, Legislativo e Executivo do município, estado e União e diversas outras autoridades.

Daniela Borges reafirmou que a Diretoria da Seccional estará lado a lado com a Subseção de Vitória da Conquista ao longo desses três anos e que é uma grande alegria poder caminhar ao lado de colegas tão comprometidos com a classe. "Nós temos um compromisso de levar a OAB por toda a Bahia e estaremos presente de todas as formas possíveis e impossíveis para somarmos força com os colegas do interior", afirmou.

A presidenta empossada afirmou que a confiança depositada pela classe na Diretoria será honrada com muita dedicação e trabalho. Ela destacou que a OAB atua em duas relevantes vertentes, uma em prol da classe e outra voltada para a sociedade, mas que as duas estão totalmente interligadas. Citando o colega Rui Medeiros, Luciana afirmou que em uma sociedade em que a Democracia e os direitos fundamentais estão fragilizados, o exercício da advocacia também estará.

"Estamos em um momento que exige uma preocupação ainda maior com a questão democrática. Não se trata de partidarizar a OAB ou instrumentalizá-la, mas fazer com que a Ordem cumpra os seus objetivos, que vão além da defesa e fiscalização profissional", afirmou.

O ex-presidente no mandato passado e atual conselheiro seccional, Ronaldo Soares, parabenizou a nova Diretoria e destacou que esse grupo que inicia um novo triênio inaugura também um novo tempo na Subseção. Ele agradeceu a todos os servidores e integrantes do sistema OAB que o auxiliaram na gestão, especialmente aqueles colegas que fizeram parte da sua Diretoria.

"Muito me honrou ter merecido a confiança dos colegas. Apesar da responsabilidade de cuidar da honra e prestigio da nossa instituição, não se tratou de uma missão sacrificante. Muito pelo contrário. Pois nesse percurso sempre contei com a coadjuvação de muitas pessoas, as quais eu agradeço", destacou.

O presidente da CAAB, Maurício Leahy, destacou que o fato de hoje a advocacia baiana ter Daniela Borges na presidência da Seccional e Luciana Silva à frente da Subseção de Vitória da Conquista é resultado do trabalho iniciado sob a liderança de Luiz Viana, que abriu as portas para todos aqueles que têm interesse em contribuir com a Ordem.

"Isso demonstra a representatividade que a OAB precisa ter e mostra que nós temos feito o nosso dever de casa. Hoje nosso Conselho tem paridade de gênero, cotas raciais, a advocacia do interior e a jovem advocacia representada. Essa é a prova que tudo aquilo que foi plantado teve uma repercussão e essa repercussão está presente aqui hoje", disse.

De acordo com Fabrício Castro, a solenidade de posse vem para celebrar um novo momento. Esse momento, segundo ele, tem como objetivo afirmar nos colegas os valores da instituição que eles irão assumir pelos próximos três anos.

"Esses colegas vão cumprir as finalidades da OAB, que são valorizar a advocacia sem esquecer que a Ordem é a voz da sociedade. Precisamos cuidar da pauta da advocacia sem descuidar de forma nenhuma das questões da nossa sociedade, da defesa do Estado Democrático de Direitos e dos Direitos Humanos", frisou.

Em seu discurso, Luiz Viana levantou os desafios que se apresentam à advocacia e à Justiça. Ele destacou que a presença de tantas autoridades na posse é um motivo de grande alegria, pois demonstra que os elos que compõem a prestação jurisdicional buscam juntos melhorar esse serviço essencial à cidadania.

Viana frisou que está na hora da advocacia solicitar mudanças na lei no sentido de impedir que magistrados condenados por corrupção tenham direito a aposentadoria, como acontece atualmente. "Precisamos sugerir aos nossos parlamentares que possam fazer essa revisão, porque se a corrupção é ruim em todas as instâncias, não é admissível que alguém que é pago pela sociedade para julgar os corruptos seja corrupto", disse.

Ainda de acordo com o conselheiro federal, o Brasil atravessa uma quadra difícil e isso fortalece ainda mais a necessidade da advocacia honrar o compromisso com a defesa da Constituição, do Estado Democrático de Direitos, da Justiça Social e dos Direitos Humanos. "Temos um compromisso não com o ódio, mas com a tolerância. Não com a ganância, mas com a fraternidade. Não com a ignorância, mas com a sabedoria", concluiu.

Além de Vitória da Conquista, a Subseção abrange os município de Anagé, Barra do Choça, Belo Campo, Bom Jesus da Serra, Caetanos, Cândido Sales, Caraíbas, Condeúba, Cordeiros, Encruzilhada, Piripá, Planalto, Poções e Tremedal.

Foto: Angelino de Jesus/OAB-BA