[Na Semana da Mulher, Gabriela Pita é empossada presidenta da OAB de Senhor do Bonfim]

Também foram empossados os novos diretores da subseção

A OAB da Bahia contará com mais uma mulher à frente de uma subseção. A advogada Gabriela Pita foi empossada presidenta da OAB de Senhor do Bonfim. A cerimônia foi realizada nesta quarta (09), um dia depois das comemorações da seccional ao Dia Internacional da Mulher.

Conduzida por outra mulher, a presidenta da OAB-BA Daniela Borges, a solenidade contou com as presenças de diretores, como o secretário adjunto Ubirajara Ávila e o tesoureiro Hermes Hilarião, conselheiros estaduais e federais, advogados e autoridades locais.

Gabriela assume a presidência da OAB de Senhor do Bonfim depois de três anos como vice-presidenta da subseção. Ao seu lado, também foram empossados a vice-presidenta Celeste Aída dos Santos, então presidenta na última gestão; o secretário-geral Alessandra Araújo; secretário adjunto Reges Pinto e tesoureiro Eládio Souza.

Ao destacar o orgulho de assumir a presidência, Gabriela disse que, "na corrida da vida, deu o melhor que podia". "De maneira humilde e repleta de fé, galguei todos os degraus até chegar à OAB. Lutei e venci", pontuou.

A presidenta Daniela Borges parabenizou a nova diretoria e reforçou seu compromisso em trabalhar pela advocacia do interior. "A gente espera construir uma outra realidade com condições de trabalho para a advocacia do interior, restaurando a credibilidade do cidadão e cidadã na Justiça em toda a Bahia", disse.

Bastante emocionada, a vice-presidenta Celeste, que conduziu a subseção nos últimos três anos, disse que a sensação é de dever cumprido. "Tenho certeza que fizemos o que estava ao nosso alcance para melhoria do Judiciário. Juntos enfrentamos uma pandemia e fizemos tudo que poderíamos, desde a cobrança para retorno do Judiciário à briga pelo atendimento prioritário nas agências bancárias", reforçou.

Representando a OAB Nacional, o conselheiro federal Fabrício Castro destacou a participação feminina nos quadros da Ordem e falou sobre o compromisso das novas diretorias com a construção de uma OAB "que defenda a democracia e liberdade e que tenha a pauta da advocacia em primeiro lugar".

O presidente da Caixa dos Advogados, Maurício Leahy, encerrou a cerimônia desejando à nova diretoria coragem para fazer os enfrentamentos necessários e sensibilidade para entender os anseios da advocacia local. "Vocês serão os representantes da OAB diante de toda a advocacia de Senhor do Bonfim", concluiu.

Foto: Angelino de Jesus (OAB-BA)