Ministro Lewandowski, do STF, destaca importância da Justiça do Trabalho

O ministro Ricardo Lewandowski, do Supremo Tribunal Federal, destacou o papel da Justiça do Trabalho na harmonização dos conflitos nas relações de emprego, desde sua criação, a partir da modernização industrial do Brasil, que se iniciou na década de 1930. “Se não fosse a Justiça do Trabalho, em que pesem as grandes diferenças sociais em nosso país, essa harmonia certamente não existiria”, assinalou. A declaração foi feita na manhã do último dia (6) durante solenidade na sede do TST, quando Lewandowski foi agraciado no grau de Grã-Cruz da Ordem do Mérito Judiciário do Trabalho.

O presidente do TST, ministro Rider Nogueira de Brito, declarou ser uma honra entregar a comenda ao ministro Ricardo Lewandowski, destacando que “este Tribunal também é a sua Casa”. Além do presidente do TST, participaram da solenidade os ministros Milton Moura França (vice-presidente), Vantuil Abdala, José Simpliciano Fontes de Faria Fernandes, Renato de Lacerda Paiva, Lelio Bentes Corrêa, Aloysio Corrêa da Veiga, Horácio Raymundo de Senna Pires, Fernando Eizo Ono, Guilherme Caputo Bastos, Mauricio Godinho Delgado e Kátia Magalhães Arruda.

A Ordem do Mérito Judiciário do Trabalho foi instituída em 11 de novembro de 1970, e destina-se a agraciar personalidades civis e militares, nacionais ou estrangeiras, que tenham se distinguido no exercício de suas profissões e se constituído em exemplo para a coletividade, bem como as pessoas que, de qualquer modo, tenham contribuído para o engrandecimento do País.