Ministro Gilmar Mendes abre 2º Encontro Nacional do Judiciário nesta segunda-feira

As diretrizes estratégicas do Poder Judiciário brasileiro para os próximos cinco anos serão discutidas nesta segunda-feira (16), em Belo Horizonte (MG), durante o 2º Encontro Nacional do Judiciário. O evento, conduzido pelo ministro Gilmar Mendes, presidente do Supremo Tribunal Federal e do Conselho Nacional de Justiça, reúne cerca de 280 pessoas entre presidentes dos tribunais superiores (STJ, TSE, TST e STM), representantes dos cinco tribunais regionais federais, dos 27 tribunais de Justiça dos estados e do Distrito Federal, dos 24 tribunais regionais do Trabalho, dos 27 tribunais regionais eleitorais, e dos três tribunais militares, além de diretores de tribunais e dirigentes de associações. O encontro acontece no Hotel Ouro Minas, entre 9h30 e 18h.

Durante o evento, o CNJ apresentará algumas diretrizes do planejamento que buscam garantir uma justiça de qualidade e mais acessível. Após os debates, as propostas serão consolidadas em um documento único de Planejamento Estratégico do Poder Judiciário. Confira a programação:

2º Encontro Nacional do Judiciário

9h30 – Abertura
Assinatura de Termo Aditivo com o Governo do Estado de Minas Gerais
Pronunciamentos:
- Des. Sérgio Antônio Dias Resende, presidente do TJ-MG
- Governador Aécio Neves

10h15 – O planejamento estratégico nacional e os desafios do Judiciário
- Ministro Gilmar Mendes

11h – A Corregedoria Nacional de Justiça e a gestão estratégica do Poder Judiciário
- Ministro Gilson Dipp, corregedor nacional de Justiça

11h30 – Apresentação dos resultados dos encontros regionais: a estratégia do Poder Judiciário
- Dr. Rubens Curado – juiz auxiliar - CNJ

12h – Assinatura de convênios com tribunais do estado de MG

12h10 – Foto oficial do encontro

15h30 – Planejamento estratégico: integração e unicidade do Poder Judiciário.
- Manifestação dos presidentes de tribunais superiores e convidados especiais

17h – Apresentação de proposta do ministro Gilmar Mendes ao Poder Judiciário (metas de nivelamento)
- Debates

18h - Coquetel