[Ministra Cármen Lúcia confirma vinda a Salvador para participar de evento da jovem advocacia]

Atual membro da Suprema Corte, a ministra Cármen Lúcia é aguardada para falar sobre a defesa da ética pública no XIX Encontro Nacional da Jovem Advocacia (XIX ENJA), no início de dezembro, na capital baiana

Uma das figuras públicas de maior notabilidade na cena jurídica do país, a ministra do Supremo Tribunal Federal (STF) Cármen Lúcia acaba de confirmar presença entre os palestrantes do XIX Encontro Nacional da Jovem Advocacia (XIX ENJA), no próximo dia 2 de dezembro, no Centro de Convenções de Salvador, onde falará sobre um tema que lhe é peculiar: “A importância da defesa à ética pública”. Última instância do Poder Judiciário, o STF, Carmen Lúcia foi presidente da Suprema Corte e do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) de 2016 a 2018. “A ministra Cármen Lúcia é uma inspiração para as mulheres em nosso país. É uma honra e alegria recebê-la na Bahia”, comenta a presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, seção Bahia (OAB-BA), Daniela Borges, instituição responsável pela realização do evento, através da OAB Jovem, e com apoio da OAB Nacional.

Considerado o maior encontro da jovem advocacia brasileira, o XIX ENJA terá 77 painéis temáticos e movimentará o Centro de Convenções de Salvador entre os dias 30 de novembro e 2 de dezembro. Os ministros do Superior Tribunal de Justiça (STJ) Sebastião Reis e Humberto Martins farão as duas conferências magnas, a partir das 19h da noite da quarta, 30, abertura do evento. Com o tema “Inovação, Tecnologia e o Futuro da Advocacia”, o XIX ENJA deve receber um público estimado em mais de 3,5 mil jovens advogados e jovens advogadas de todo o país. Também é muito aguardo o pronunciamento do ministro Paulo Moura Ribeiro, também do STJ, na quinta, 01 de dezembro, com o tema “A Família Forense e o Papel do STJ”.

“A programação do XIX ENJA está voltada para discussões atuais e necessárias a todos os profissionais e cidadãos brasileiros interessados em assuntos que perpassam o Direito e impactam diretamente a vida de todos nós”, afirmou a presidente da OAB Jovem na Bahia e presidente anfitriã do evento, Sarah Barros.  Temas como feminicídio, racismo, supressão de direitos da população LGBTQIAPN+, da população prisional brasileira, marketing jurídico, inovação e tecnologia, dentre outros, listam na grade das palestras.

“Para nós, que vimos o projeto de valorização da jovem advocacia nascer na Bahia e no Brasil, é motivo de muita alegria receber o ENJA pela primeira vez, em Salvador, que será a capital da jovem advocacia brasileira. Serão três dias de muito conhecimento, aprendizado e construções coletivas. A jovem advocacia mostra, cada vez mais, que pode ser protagonista de sua história”, afirma o membro fundador da OAB Jovem na Bahia e coordenador geral do evento, Hermes Hilarião. Ele comenta ainda que já existem caravanas de todos os estados e do Distrito Federal confirmadas e que as inscrições continuam abertas.

O XIX ENJA tem patrocínio da Prefeitura Municipal de Salvador, Jusbrasil, Qualicorp, Sebrae, Banco do Brasil, CEJAS - Centro de Estudos Jurídicos Aras, AASP - Associação dos Advogados de São Paulo, Meu Curso e Migalhas, e apoio do Governo do Estado da Bahia, Advocacia Extrajudicial e Entenda seu Direito.

Feira de Empreendedorismo - Além da robusta programação científica do evento, o XIX ENJA também vai abrigar a IV Feira Baiana de Empreendedorismo Jurídico que terá a participação de marcas que desenvolvem produtos e soluções para advogados e escritórios de advocacia.