Notícias

[Membro da Comissão Fiscalizadora do Exercício Profissional, Yves Freire defende sobriedade na profissão]

Membro da Comissão Fiscalizadora do Exercício Profissional, Yves Freire defende sobriedade na profissão

Em entrevista ao OAB no Rádio, advogado falou sobre publicidade na advocacia, tema que será discutido em audiência pública da OAB-BA nesta quarta (14)

A OAB da Bahia realizará uma audiência pública virtual nesta quarta (14) com o tema publicidade e propaganda na advocacia. Para falar sobre o evento, o representante da Comissão Fiscalizadora do Exercício Profissional Yves Freire participou do programa OAB no Rádio nesta terça (13).

Segundo Yves, a audiência servirá para ouvir a classe sobre os rumos da publicidade na profissão. "Vamos ouvir o Tribunal de Ética, a Comissão de Fiscalização da Profissão, a jovem advocacia e a advocacia do interior. Será um momento crucial de discussão, que poderá transformar a advocacia e que abordará um ponto que demanda muito cuidado", informou. 

Para os que quiserem participar, o entrevistado disse que, durante a transmissão, serão disponibilizados canais de comunicação no Youtube e um número de WhatsApp da OAB-BA. 

Sobre a publicidade na profissão, O entrevistado destacou que é possível seu uso pela advocacia. "O que a gente não pode é fazer propaganda ou captação ilegal de clientes, porque precisamos proteger a profissão da mercantilização. Não podemos igualá-la a um produto de supermercado. A advocacia é uma profissão de seriedade e de relação de confiança com o cliente", pontuou

Yves também lembrou que a publicidade sempre foi permitida na advocacia, desde que não ultrapasse os limites do Código de Ética. "Ela não só é permitida, como válida. Uma publicidade informativa, técnica e de qualidade", explicou.

O advogado falou, ainda, que, diante das diferentes realidades de uso das redes sociais, a comissão tem que manter o equilíbrio entre aqueles que as utilizam. "Esse equilíbrio a gente precisa ter, para não virar uma disputa de quem tem o maior potencial. É uma preocupação em manter o respeito à profissão e proteger a advocacia".

Sobre denúncias de exercício ilegal da profissão, Yves informou que a Comissão de Fiscalização usa o material para fazer representação ao TED e que este, sim, pode punir o advogado. "O Tribunal de Ética pune muitos advogados, mas não pode divulgar nomes por uma questão de sigilo", explicou.

O advogado também destacou a importância do cumprimento ao Código de ética da Advocacia e disse que "a sobriedade e a formalidade da profissão não devem ser mudadas". "A postura da advocacia jamais vai ser ultrapassada".

Para os que quiserem fazer denúncias, Yves disse que os documentos podem ser enviados para o e-mail [email protected].