Mais de 700 advogados esbanjam fé e energia na Lavagem do Bonfim
Advocacia acompanhou cortejo da OAB-BA durante o sétimo ano seguido da seccional na festa
Tradição e fé. Pelo sétimo ano consecutivo, a OAB da Bahia reuniu a advocacia baiana no seu tradicional cortejo da Lavagem do Bonfim. Este ano, mais de 700 representantes da advocacia acompanharam o trajeto. Emoção e devoção não faltaram à classe.
Com 246 anos de tradição, a festa popular reúne fiéis da Igreja Católica e de religiões de matriz africana, notadamente do Candomblé, que, na ocasião, celebram as "Águas de Oxalá".
As festividades começaram já durante a concentração do grupo, realizada na frente do 2ª Distrito Naval, na manhã desta quinta-feira (16/01).
Enquanto esperavam a celebração ecumênica, realizada na Igreja de Nossa Senhora da Conceição da Praia, seguida da saída do cortejo oficial das baianas, rumo à Colina Sagrada, a advocacia e representantes da Seccional aproveitaram para agradecer as preces e desfrutar do momento ao lado dos amigos.
Além de fiéis e entidades culturais, como os afoxés e grupos de capoeira, autoridades políticas da capital e do estado também participaram da celebração. Ao som da charanga, que entoou hinos religiosos e clássicos da música baiana, o grupo confirmou o famoso dito popular de que "quem tem fé vai a pé" e esbanjou energia nos oito quilômetros de trajeto.
Ao descrever a Lavagem como o primeiro grande evento da OAB-BA do ano, o presidente da seccional, Fabrício Castro, disse que a advocacia aproveitou a tradicional festa não só para agradecer, mas para fazer seus pedidos.
"É o momento em que, além de proteção, pedimos a nosso Senhor do Bonfim mais justiça para o país, um Brasil mais juto, solidário e democrático e uma Justiça mais eficiente e célere para a advocacia", pontuou.
Representando o Conselho Federal da Ordem, o vice-presidente da OAB Nacional, Luiz Viana, destacou a importância da participação da OAB-BA na Lavagem. "Essa presença é muito importante, para que a advocacia possa mostrar suas bandeiras, seus projetos e, sobretudo, para agradecer e pedir bênção ao Senhor do Bonfim", destacou.
A presidente da OAB Jovem, Sarah Barros, também ressaltou a presença da OAB-BA na festa. "Mais um ano de tradição da nossa caminhada do Senhor do Bonfim, tradição na Bahia, que abarca toda a sociedade, e a OAB-BA, mais uma vez, marca presença, mostrando sua importância para a sociedade baiana", ressaltou.
Oferecendo uma série de serviços aos advogados presentes à festa, o presidente da Caixa de Assistência dos Advogados (CAAB), Luiz Coutinho, parabenizou Fabrício Castro e ressaltou o apoio da CAAB na celebração.
"Nosso estacionamento está disponível para a classe, as vans também, fazendo transporte de ida e vinda para o Bonfim. Essa participação da Ordem é muito importante, para que a sociedade baiana entenda a importância da instituição, que caminha lado a lado com o cidadão da Bahia", pontuou.
Valorização da advocacia
Por onde passaram, os advogados e advogadas não só levaram demonstrações de emoção e fé, mas levantaram importantes bandeiras, como a luta por defesa das prerrogativas, valorização da advocacia e combate à violência contra a mulher.
"Entre tantas lutas, estamos, aqui, defendendo essa, que é uma importante bandeira, a luta em defesa da mulher, pedindo mais respeito, combatendo a violência feminina e lembrando sempre que não é não!", reforçou a vice-presidente da OAB-BA, Ana Patrícia.
Além da questão da mulher, o tesoureiro da Seccional, Hermes Hilarião, destacou outras bandeiras levantadas pela classe na festa. "É importante reforçar, também, nosso compromisso com a defesa das nossas prerrogativas e uma Justiça mais célere, que represente todo cidadão baiano. Vamos juntos fazer uma caminhada com muita alegria, emoção e fé", disse.
Aos pés do Senhor do Bonfim
O cortejo contou, ainda, com as presenças de representantes das seccionais de outros estados, conselheiros federais e de outras entidades, que se juntaram aos colegas para compartilhar as bênçãos do Senhor do Bonfim.
"Extremamente importante a iniciativa da OAB da Bahia em participar desse espaço na Lavagem do Bonfim, espaço que serve para a Ordem levar suas bandeiras e para o advogado celebrar sua fé e pedir proteção. Parabéns à OAB da Bahia", disse o conselheiro federal por Minas Gerais Antônio Fabrício.
O conselheiro do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) André Godinho disse que o ano começa bem melhor "aos pés do Senhor do Bonfim, agradecendo e pedindo mais bênçãos".
O conselheiro federal pela Bahia Antônio Adonias destacou que a Lavagem é um momento simbólico para a sociedade baiana e para a advocacia na luta por bandeiras, como defesa das prerrogativas e por um judiciário melhor.
"Além de uma festa religiosa, essa é, também, uma festa da cidadania, quando a população se manifesta, fazendo esse caldo cultural e político, que é a cidade de Salvador", concluiu Adonias.
Foto: Angelino de Jesus(OAB-BA)