Notícias

Jantar de apoio à Bruno Espiñeira reúne comunidade jurídica baiana

A OAB-BA e a APEB (Associação dos Procuradores do Estado da Bahia) promoveram nesta quinta-feira, 28, um jantar de apoio à candidatura do advogado Bruno Espiñeira Lemos à vaga de Ministro no Superior Tribunal de Justiça (STJ). Realizado no restaurante Baby Beef, o jantar reuniu autoridades políticas, representantes de entidades da sociedade civil, magistrados e a comunidade jurídica da Bahia com o objetivo de fortalecer e sacramentar a candidatura do baiano para integrar o STJ.
A OAB-BA e a APEB já vêm mobilizando a comunidade jurídica e as entidades da sociedade civil na Bahia em apoio à Bruno Espiñeira, acreditando que a possibilidade dele ocupar uma vaga no STJ é uma oportunidade de consolidar um canal direto da sociedade baiana e das suas instâncias judiciárias com o que há de mais moderno em termos de prestação jurisdicional no Brasil.
Para Bruno Espiñeira, o jantar em sua homenagem foi marcante e muito positivo. “A sociedade baiana se convenceu que a disputa por espaço e representatividade no Tribunal mais importante do país é do Estado da Bahia e não apensas individual”, pontuou. Sua expectativa, agora, é que o STJ acolha esse argumento no dia 22 novembro, quando deve definir as listas tríplices a serem encaminhadas ao Presidente da República para o preenchimento de três vagas de Ministro do Tribunal destinadas à OAB pelo Quinto Constitucional. Dentre os 18 candidatos apresentados pela Ordem em três listas sêxtuplas, o baiano encabeça uma delas como o mais votado.


Sobre Bruno Espiñeira
Advogado baiano, ex-procurador federal, procurador do Estado da Bahia, designado para atuar na Procuradoria Geral do Estado da Bahia em Brasília –DF, perante os Tribunais Superiores, em especial no STJ, mestre em Direito pela Universidade Federal da Bahia, professor de Direito Constitucional, autor de diversas obras e artigos jurídicos, além de palestras e teses apresentadas nacionalmente.