Iran Furtado compara OAB a Teseu enfrentando minotauros

"Então, meus doutores, com sua coragem, com sua juventude, com a espada e o fio de lã, a sociedade tem esperança que os senhores entrem no labirinto e os enfrentem. São vocês, e serão vocês, que falarão quando os que devem falar se calarem. São vocês e serão vocês que gritarão nosso protesto, serão vocês que, a partir de hoje, levantarão e conduzirão a espada poderosa que é bandeira da nossa esperança. É este o papel que a Ordem dos Advogados do Brasil tem como dever constitucional, é isso que ela tem feito, é isso que a sociedade espera dos senhores", completou.
A solenidade aconteceu no auditório da seccional, nos Barris, e reuniu parentes, amigos e familiares dos novos advogados. Além do professor Iran Furtado, a mesa alta da solenidade foi composta pelo presidente da OAB da Bahia, Luiz Viana, Ana Luisa Reis, membro do Conselho Consultivo de Jovens Advogados, Ana Paula Mendonça, chefe de gabinete da OAB, Milton Pedreira, e Fabricio Figueiredo, membro da Comissão de Direitos Humanos. A leitura do Compromisso do Advogado foi feita pela bacharel Amanda Caxico de Amorim.
O presidente Luiz Viana encerrou a cerimônia citando Ruy Barbosa, patrono da advocacia brasileira: "Medindo de perto os grandes e os fortes, achei-os menores e mais fracos do que a justiça e o direito." E completou: "Nós da Ordem dos Advogados do Brasil na Bahia estamos olhando para os poderosos de frente e de perto. Eles são menores do que a justiça e muito menores que a democracia".
Foto: Angelino de Jesus/OAB-BA