Notícias

[Instituto Baiano de Direito Processual Penal tem nova diretoria]

Instituto Baiano de Direito Processual Penal tem nova diretoria

Jonata William assume a presidência e Thais Salles a vice-presidência do IBADPP

As associadas e associados do Instituto Baiano de Direito Processual Penal (IBADPP) homologaram em assembleia realizada na última sexta-feira (27), a eleição da nova diretoria da instituição.

O professor de Direito Penal da Universidade Federal da Bahia e advogado criminalista, Jonata Wiliam, assumirá a presidência do instituto para o biênio 2025-2026. Jonata

A professora e assessora jurídica do Tribunal de Justiça do Estado da Bahia, Thais Salles, assume a vice-presidência. Também integram a diretoria executiva a advogada Carolina Peixoto, diretora tesoureira; o advogado Gustavo Brito, secretário geral; e Misael França, assessor do Ministério Público Federal, como secretário adjunto.

"O Instituto Baiano de Direito Processual Penal, nosso IBADPP, é o ponto de encontro de quem atua no sistema de justiça criminal e busca combater o autoritarismo, a seletividade e a produção de injustiças", expllica Jonata William, que preside também a Comissão da Advocacia Negra da OAB Bahia.

"A nossa missão contínua será cumprida em termos de produção e disseminação de conhecimento crítico no processo penal e nas ciências criminais. O próximo biênio certamente será de muitas realizações do IBADPP na Bahia e no cenário nacional, onde é igualmente referência", completa Jonata.

Fundado em 2011, o IBADPP reúne professores de direito penal e processual penal da Bahia e de outros estados brasileiros, tendo entre seus membros magistrados e magistradas, promotores e promotoras, procuradores e procuradoras, defensores e defensoras, bem como advogados e advogadas. Entre as suas finalidades e princípios institucionais, estão a defesa incondicional dos direitos e garantias fundamentais que estruturam a Constituição e a promoção do debate científico sobre questões ligadas às ciências criminais e ao processo penal.